Vírus “A Vida é bela!

Esse boato pariu de uma mensagem recebida por e-mail, eis a mensagem Original, sem adições ou correções ortográficas :
“…. Está circulando na internet uma nova fraude: Roubam seu endereço Hotmail, mudam a senha e, através do messenger e e-mail entram em contato com todos os seus amigos, obviamente fazendo-se passar por você, dizendo que você está com grandes problemas econômicos e que você precisa urgente de um empréstimo, pedindo que depositem o dinheiro em uma determinada
conta corrente, ou então pedem um nº de cartão de crédito ou documento similar (REPITO, sempre no SEU nome, como se fosse você ). Alterando, a senha você não terá como entrar nas suas mensagens para alertar os seus contatos.
Fale com todos os seus amigos que NÃO ACEITEM o contato Sonia_cabrilis de Hotmail, porque é um virus que formata seu computador, e, se for aceito, por algum contato seu, automaticamente você estará infectado!
Copie e envie esta mensagem para todos os seus contatos !
PRESTE MUITA ATENÇÃO ! !!
Como se não bastasse, você pode receber um e-mail Power Point chamado
‘la vida es bella’ (‘la vita è bella’) que aparentemente é inofensivo, mas,
NÃO ABRA DE MANEIRA NENHUMA E CANCELE-O IMEDIATAMENTE! !!!

Se esse arquivo for aberto, seu monitor lhe mostrará uma mensagem que diz :’já é tarde demais, a vida não é mais bela!’. Em seguida você perderá tudo o que tiver no computador e o remetente da mensagem terá acesso ao seu computador em seu lugar; acessará seu e-mail e tudo o mais!
Esse é um novo vírus que começou a circular na rede sábado passado. Temos de fazer DE TUDO para bloquear este novo vírus!
A UOL já confirmou sua periculosidade e os software antivírus não conseguem detê-lo. O vírus foi criado por um hacker que se auto-define o ‘dono da vida’, e o seu objetivo é o de destruir os computadores domésticos para lutar contra a Microsoft; por isso usa a extensão . pps.
ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS SEUS CONTATOS. ASSIM, PODEREMOS AJUDAR
UNS AOS OUTROS!!!…”

Essa mensagem circula desde 2003 e segundo o VSantivirus (que é um site especializado em vírus), surgiu no Brasil e se espalhou para o mundo inteiro. Existindo versões em italiano, espanhol, francês e em inglês.
O texto possui várias características de um boato:
– Tem um tom alarmista;
– Usa em alguns trechos palavras inteiras em maiúsculas, para conseguir o efeito de urgência;
– Cita nomes de empresas conhecidas para dar mais veracidade ao texto;
– Pede para ser repassado a todos;
O texto faz uma misture de vários assuntos o, inclusive, outro boato, que é o caso do falso vírus “A Vida É Bela!”.
Logo no primeiro parágrafo diz:

“…Está circulando na internet uma nova fraude:…”
Depois, mais abaixo, quase no fim do texto, há um parágrafo que diz:
“”…Esse é um novo vírus que começou a circular na rede sábado passado. Temos de fazer DE TUDO para bloquear este novo vírus!…
Diz que esse novo vírus começou a circular no sábado passado? Mais não diz o mês nem o ano.
Estamos recebemos esse e-mail desde 2003 dizendo que o vírus começou a circular no sábado passado. Na verdade, o falso vírus “A Vida é bela” surgiu em 2001. O autor desse texto, com certeza, se aproveitou do boato criou um novo hoax. O internauta, ao ler esse e-mail poderá se confundir e acreditar no boato, uma vez que já pode ter lido, outras vezes, sobre o “A Vida É Bela”.
Existe uma máximaque diz: “Se está na internet, então é verdade!”.
Nos próximos parágrafos, temos:
“…Roubam seu endereço Hotmail, mudam a senha e, através do Messenger e e-mail entram em contato com todos os seus amigos, obviamente fazendo-se passar por você, dizendo que você está com grandes problemas econômicos e que você precisa urgente
de um empréstimo, pedindo que depositem o dinheiro em uma determinada conta corrente, ou então pedem um nº de cartão de crédito ou documento similar (REPITO, sempre no SEU nome, como se fosse você ). Alterando, a senha você
não terá como entrar nas suas mensagens para alertar os seus contatos.
..”
Existem arquivos chamados “trojan” ou “cavalo de tróia” que se instalam na máquina do usuário e através deles os hackers conseguem invadir essas máquinas. Na maioria das vezes, o usuário nem sabe que está sendo invadido. Em certos tipos de invasão, os hackers conseguem até capturar as senhas do MSN, e-mail e outras, da vítima. De posse dessas senhas conseguem fazer várias coisas, como usar o MSN como da vitima. Por isso se deve deixar o antivírus atualizados e configurados corretamente, além de atualizar constantemente o seu sistema operacional com os patchs de segurança fornecidos pelos fabricantes.
No próximo parágrafo, uma nova informação é adicionada:
“…Fale com todos os seus amigos que NÃO ACEITEM o contato Sonia_cabrilis de Hotmail, porque é um vírus que formata seu computador, e, se for aceito, por algum contato seu, automaticamente você estará infectado!…”
Até uma fraude tem alguma coisa de útil. Não é bom mesmo aceitar contatos de pessoas que você não conhece em seu MSN. Mas não existe nenhum vírus que se instala em sua máquina apenas por você aceitar alguém no seu MSN! O que pode acontecer é se essa tal de Sonia_cabrilis for algum hacker e conseguir te “jogar uma idéia” para que você deixe alguma vulnerabilidade na segurança, liberando a entrada em seu computador!
Nas próximas linhas:
“…Copie e envie esta mensagem para todos os seus contatos !
PRESTE MUITA ATENÇÃO ! !!

Essa frase é padrão em um hoax. Geralmente, esse tipo de e-mail é criado para conseguir vários endereços de e-mail.
A ultima parte do texto é uma cópia fiel de um outro boato. O tal vírus A Vida é Bela não existe. Talvez o Power Point com esse nome exista.
E nesse trecho:
“…A UOL já confirmou sua periculosidade e os software antivírus não conseguem detê-lo. O vírus foi criado por um hacker que se auto-define o ‘dono da vida’, e o seu objetivo é o de destruir os computadores domésticos
para lutar contra a Microsoft; por isso usa a extensão . pps….

O UOL não confirma nada! Em algumas versões mais antigas, a empresa usada era AOL. Porem, como a empresa não atua mais no Brasil, o texto foi modificado para a UOL.
Para encerrar, a mensagem novamente: “..ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS SEUS CONTATOS. ASSIM, PODEREMOS AJUDAR UNS AOS OUTROS!!…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *