Tornado na Baixada Fluminense

Imagens no  You Tube, mostram um tornado se movimentando na Baixada Fluminense. 

Verdade ou Mentira ?

Parece mentira, mas é  VERDADE

Segue abaixo as informações completas sobre o fenômeno.

Os municípios de Nova Iguaçu e Seropédica, na Baixada Fluminense foram atingidos pela ventania no início da noite de quarta-feira, às 18h30. 

Meteorologistas dizem que pode ter sido um tornado e informam que apesar deste tipo de formação ser muito incomum no país, principalmente no Rio de Janeiro, ele pode ser perigoso, mas apenas provoca estragos maiores quando toca o chão.

Em Nova Iguaçu, no bairro Lagoinha, a Defesa Civil informou que houve 42 chamados por causa de casas destelhadas e quedas de galhos e árvores. 

Uma família ficou desabrigada e alguns moradores feridos com a queda de casas, telhas e árvores. Dos 13 bairros atingidos, os mais afetados foram Lagoinha e Jardim Paraíso.

Abaixo, um vídeo postado pelo usuário Lallynhabb em Jardim Paraíso:

A Light informou que alguns bairros de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias ficaram sem luz durante a noite, além de ruas de Bangu e Campo Grande, na Zona Norte. Apesar da volta da energia nos bairros atingidos, algumas equipes ainda trabalham em ruas da cidade para resolver problemas pontuais. 

A assessoria de imprensa da companhia responsável pela distribuição de energia em Nova Iguaçu ainda informa que o fornecimento nos bairros de Guadalupe e Barros Filho, na capital fluminense, que também estavam prejudicados, estão normalizados.

Abaixo, um vídeo gravado pelo usuário VagnerFesta  :



 Moniqui Matos da Silva, que também mandou imagens para o Jornal Hoje, contou sobre os momentos de pavor e que teve que sair de casa com a família toda.

O vento conseguiu levar as telhas todinhas que você não vê nem vestígio delas“, diz um morador.

A gente foi parar do outro lado da rua, me arranhei um pouquinho, meu irmão também“, comenta outra moradora.

Na manhã da quinta-feira (20/01/2011), os moradores tentavam consertar os estragos. Uma árvore tombou deixando a raiz exposta e destruindo parte do telhado da casa de dona Eni. Quarto, cozinha e o banheiro foram destruídos. “Eu nunca vi um vento daquele“, afirma Eni.

Estou totalmente surpreso. Quando me disseram que aconteceu um tornado, eu duvidei. Depois, vendo as imagens e ouvindo os depoimentos dos estragos e das pessoas que sofreram a ventania, então eu não teria nenhuma dúvida em afirmar que se trata de um tornado“, diz Izimar Azevedo, meteorologista UFRJ.


Como se formam os Tornados


Os tornados vão do nível zero, com ventos de 110 km por hora ao nível cinco, com mais de 500 km por hora.

Tudo começa com uma nuvem de tempestade, associada a ventos fortes. O ar quente e leve, sobe. Encontra um ar mais frio. No momento em que os dois se chocam, se forma uma área de rotação por causa da diferença de temperatura e pressão entre eles.


Mas só é considerado tornado quando a ponta toca o solo e quando há destroços retorcidos. 

Segundo meteorologistas, este fenômeno deu-se pelo aquecimento e umidade do ar e seria de baixa intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *