Simon Magus

Simão, o mago foi um importante mago que viveu na Suméria no início da era cristã. Há ureferências negativas a ele nos atos do sapóstolos, 8:9-24, e até mesmo os cristõs admitiam que ele realizava genuínos milagres. A fama era mundial e ele tinha seguidores em todas as nações. Alguns até pensavem que ele era o verdadeiro messias.

Dizem os relatos que ele foi aprendiz de feiceiro de Dositeso, Simão tornou-se centro daquele que foi o primeiro culto religioso gnóstico, também foi considerado pela igreja cristã o primeiro herege e o pai das heresias.

Seus seguidores porêm o consideravam o primeiro Eon, a manisfestação da dinvidade primordial.

Simão foi batizado pelos apóstolo, esperando com isso obter mais poderes mágicos e teve frenquentes comparações de milagres com Pedro e Paulo.

Como Apolônio de Tiana, também Simão tem milagres associados a ffazerem serpentes de bronze se mover, estátuas de pedra rirem e ele próprio podia se elevar aos ares.

Diz a lenda que em uma demonstração ao imperador NEro ele levitou diante de todos, mais as orações de Pedro e de Paulo o fizeram cair, tendo ele se machucado, morreu logo em seguida.

Suas artes mágicas foram continuadas pelos seus discípulos, os simonianos, que mais tarde se tornou a gnose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *