Pesquisa encontra benzeno em refrigerantes

Origem : Associação de Consumidores Pro Teste
Situação : Verdade – Parcialmente confirmado.
Testes feitos com 24 refrigerantes mostraram que sete deles continham benzeno, uma substância cancerígena, resultado da reação entre os ácidos benzóico e ascórbico, também conhecido como vitamina C.
O teste foi feito pela Associação de Consumidores Pro Teste, sendo que a maioria dos sete produtos com benzeno são laranjadas. Em duas delas, na Fanta Laranja Light e Sukita Zero, o limite estava acima do recomendado para um consumo saudável.
Além desses produtos, também apresentaram benzeno os refrigerantes Fanta tradicional, Sukita tradicional e Sprite Zero, além do Dolly Guaraná tradicional e Diet. Porém, nesses casos, a quantidade encontrada foi considerada aceitável. Segundo a Pro Teste, para resolver o problema, os fabricantes devem substituir o ácido benzóico por outro que não reaja formando benzeno.
A entidade informou que irá notificar a Anvisa e o Ministério da Agricultura para que haja uma legislação proibindo a presença de benzeno nas bebidas em quantidade superior a permitida na água potável e de corantes impróprios para as crianças.
Com a conclusão do teste, a Pro Teste afirma que o consumo de refrigerantes deve ser evitado, pois só oferecem açúcar e nenhum nutriente, aumentando os riscos de ganho de peso e obesidade infantil. Para os adultos, a entidade ressalta que o consumo não deve ser superior a dois copos diários de 200 ml, para evitar problemas.
Fonte : infomoney
Uma fabricante de refrigerantes se defende coma seguinte nota :
Todos os ingredientes utilizados em nossos produtos são autorizados pelas leis brasileiras. Os corantes, assim como os demais ingredientes utilizados nas bebidas, estão descritos na rotulagem para informar o consumidor e permitir-lhe uma escolha consciente. São permitidos pela norma brasileira e do Mercosul e são seguros para o uso.
A presença eventual de benzeno em bebidas e alimentos pode ocorrer em níveis muito baixos, como os que foram detectados em recente teste, realizado em número limitado de amostras de refrigerantes, sem que isto represente risco para o consumo. A própria legislação brasileira admite como segura para consumo a água de abastecimento público com níveis de benzeno de até 5 ppb (partes por bilhão). Banana (11 a 132 ppb), manteiga de amendoim (2 a 25 ppb) e abacate (3 a 30 ppb) podem conter benzeno em níveis superiores aos encontrados na água e outras bebidas.
A posição de diversos órgãos, incluindo a FDA dos EUA, o Comitê do Codex Alimentarius em Contaminantes, a Food Standard Agency do Reino Unido e a União Européia, é de que a principal forma de exposição do ser humano ao benzeno é através do próprio ar. Isto porque o benzeno é formado em muito maiores quantidades na combustão da gasolina, do óleo diesel, além de outras fontes. Assim, respiramos pequenas quantidades de benzeno diariamente, nas vias urbanas onde haja circulação de veículos. Alimentos e bebidas são responsáveis por menos de 5% da exposição total do ser humano ao benzeno.
Diante destes fatos a conclusão é de que a presença de benzeno em bebidas não representa uma fonte significativa que possa afetar a saúde.
Fonte : Coca-Cola do Brasil
O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sangüíneos, como leucopenia.
Também é conhecido por ser carcinogênico. É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.) e matéria-prima básica na produção de muitos compostos orgânicos importantes como fenol, anilina, trinitrotolueno, plásticos, gasolina, borracha sintética e tintas. A benzina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida principalmente da destilação do petróleo que possui faixa de ebulição próxima ao benzeno.
Fonte Wikipedia
Conclusão : Os fabricantes de refrigerante se defendem alegando que o benzeno somente é tóxico se for inalado, porêm esquecem que a principal alegação é o fator cancerígeno, dano causado a longo prazo. Os testes realizados não são oficiais, porêm existe uma investigação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deperminada pelo ministério público federal.

Curso de Sapatinhos e Faixas Para Bebês

melhor de todas

O QUE UMA RENDA EXTRA DE R$2.470,00 FARIA POR VOCÊ HOJE ?

VÍDEO REVELA:  Como Mulheres De Todo O Brasil Estão Conquistando RendaExtra de 2 a 5 Mil Por Mês De Forma Simples e Rápida Produzindo Sapatinhos Para Bebê Em Suas Próprias Casas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *