OVNI de Jerusalém

Um intrigante vídeo que anda sendo divulgado em toda a mídia, começando pelo site You Tube. Tema de discussão no Facebook, no Twitter, nos blogs, sites e jornais de todo o mundo. Trata-se de uma gravação de um suposto OVNI sobrevoando o Templo da Rocha na cidade de Jerusalém. 

A cena foi registrada por três pessoas diferentes em ângulos diferentes, incrivelmente com o mesmo sincronismo! Estamos diante de um caso inusitado de algo além de nós ou será uma das mais bem feitas farsas da internet? Verdade ou Mentira.

No dia 28 de janeiro de 2011, três vídeos começaram a circular na internet. Todos mostravam um ponto luminoso – de diferentes ângulos – que estava sobrevoando o Domo da Rocha, em Jerusalém .

O que é o Templo ou Domo da Rocha?

Templo da Rocha, Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha é um dos nomes atribuídos aos alicerces em que estão apoiadas as fundações localizadas no subsolo da Mesquita de Omar, em Jerusalém, Israel. 

Segundo as estimativas de historiadores mais minuciosos, sob essas fundações existe uma “rocha sagrada”, localizada exatamente sob a cúpula da mesquita de Omar. No cume de um altiplano denominado Monte Moriah existe uma construção que inscreve um altar usado em sacrifícios. 

Além do interesse religioso, a vistosa cúpula toda dourada é parte integrante da paisagem de Jerusalém e patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO como interesse histórico, turístico e arquitetônico.

O edifício é um santuário que guarnece o altar de sacrifícios usado por Abraão, Jacó e outros profetas que introduziram o ritual nos cultos judaicos. Davi e Salomão também consideraram o local sagrado, onde mais tarde enquanto altar, a Cúpula da Rocha teria sido o lugar de partida da Al Miraaj (viagem aos céus realizada pelo profeta Maomé) permanece hoje como um templo da fé islâmica.

A Cúpula da Rocha recebeu esse outro nome devido à grande rocha circunscrita a ela que foi usada em sacrifícios — atualmente protegida no interior da Mesquita de Omar — e constitui uma das razões pelas quais a cidade de Jerusalém é considerada Cidade Santa por várias religiões.

Segundo a tradição judaica, foi nessa rocha que Abraão preparou o sacrifício do seu filho Isaac a Deus e onde, mil anos antes de Cristo, o rei Salomão construiu o primeiro templo.

Atualmente, servindo também de visitação a diversos peregrinos, o Templo da Rocha conta com o auxílio da internet, onde possui um site próprio para informações sobre o local. 

Justamente neste local sagrado foi que pairou a suposta luz que gerou diversas interpretações e especulações, entre as quais:

– Seriam “visitantes” alienígenas à Cúpula, onde escondem algo muito maior;
– Seriam máquinas espiãs tentando coletar informações do local, devido à sua alta segurança;
– Seria um sinal dos céus ou até mesmo um “anjo” pairando sobre o local sagrado;
– Seria um dos sinais do Apocalipse, entre outros.

Um dos vídeos abaixo, teve mais de um milhão de visualizações: 

Note que o OVNI desce em direção ao Domo ou Templo da Rocha e em seguida, após um flash, sobe rapidamente a uma inacreditável altura.

O segundo vídeo, com uma resolução um pouco melhor, teve mais de 1 milhão de exibições:

Sites como o da Fox NewsThe Sun e o Daily Mail deram a noticia, aumentando ainda mais a curiosidade sobre o assunto.

Outros fatores que ajudaram na disseminação da notícia:

– O avistamento foi filmado por mais de uma pessoa, de vários ângulos e em várias resoluções;
– O OVNI foi visto em Jerusalém, uma terra considerada sagrada para pelo menos três das principais religiões do planeta.

Porêm existem algumas contradições nos fatos.

– Por que pessoas de diversos ângulos coincidentemente no mesmo dia iriam estar num local com vista da cidade às 1h ou 2h da madrugada?

– Pelo ângulo de visão, era uma vista privilegiada à noite, mas para que levassem câmeras, filmando logo o Templo da Rocha, parecia muito que já sabiam o que ia acontecer;

– Em dois dos vídeos, a suposta nave emite uma luminosidade no momento em que dispara para o alto, quanto que nos demais vídeos isso não acontece;

– As lâmpadas da cidade estavam imóveis e não emitiam a mesma intensidade que a suposta nave, nem exerciam influência na câmera, assim como a nave exercia;

– No vídeo que mostra a cidade bem de perto, parece que o cinegrafista não percebeu que havia uma imensa luz sobre o Templo, filmando apenas o teto do local até aparecer a suposta nave. E mesmo quendo a luz disparou para o alto, ela não filmou o trajeto… Ou não poderia filmar o trajeto? Ou melhor: NÃO PODERIA LEVANTAR A IMAGEM ACIMA DO TEMPLO DA LUZ

– Na imagem que mostra um homem filmando do celular, o vídeo apresenta muitos erros grosseiros de perspectiva. O homem com celular e parte do corpo do cinegrafista parecem sincronizar os movimentos de “tremer”, quanto que o fundo permanece imóvel, estável  com cores mais vivas do que o restante da cena. 

Mas então, os vídeos são reais?

Não são falsos.

O portal Gizmodo mostra um vídeo onde podemos ver uma montagem dos três filmes onde foram sincronizados os três ângulos diferentes.



O segundo vídeo é, na verdade, uma montagem sobre uma foto! O vídeo é um ponto luminoso colocado sobre uma foto copiada do Wikipédia.

Compare abaixo e veja que as luzes da cidade estão todas estáticas, enquanto que apenas a luz do OVNI se mexe: 


Fonte: Wikipedia

Utilizando-se o zoom para aproximar a imagem, notamos que o filme foi filmado de uma TV de LCD. Veja agora o derradeiro conteúdo que coloca um final em toda esta estória: 

“Ao estabilizar o vídeo, a primeira coisa que você nota é a falta de luzes, luzes em movimento, ou luzes cintilantes. Exceto para o UFO. Isso é porque não é um vídeo, é apenas uma figura! É muito mais fácil adicionar fakes para fotos que para vídeos.

Agora atente quando a câmera dá o zoom dentro. Percebeu isso? Vê todas as linhas? Todos os quadrados? As linhas são as pequenas lacunas que existem em cada pixel quadrado de um LCD ou um monitor de computador.

Se você tem uma visão da tela LCD, olhe-a de perto. Se não, aqui é uma comparação da ATS na minha tela LCD. Imagem em linha reta a partir do vídeo.

Assim, todo o vídeo foi filmado olhando para uma tela de LCD.

Mas por que a câmera parece que estava procurando alguma coisa? Por que a câmera balança tanto? Para fazer você pensar que o vídeo era real.

E quanto a todas aquelas pessoas que se ouve no fundo? Todas aquelas pessoas olhando para uma tela de LDC? Não. Os sons se uniam a partir de fontes diferentes para o efeito lhe fazer acreditar que havia testemunhas. Não havia nada! Ouça atentamente o áudio. A mudança imediata do som? Encontraremos nove pontos, com efeitos sonoros completamente diferentes, mas foram exageradamente cortados e esmagado junto.

Devemos mencionar também os flashes. O primeiro vídeo tinha falsos flashes e o segundo flashes falsos (ironizando mesmo). Mas o que aconteceu com os flashes falsos sobre o terceiro vídeo? É uma farsa!”

O membro do You Tube HoaxKiller1 fez diversas análises nos vídeos. Veja abaixo algumas provas da manipulação do filme: 

O fundo se move juntamente com o elemento mais próximo da câmera, ou seja, o efeito de perspectiva

O blog do Gustavo Roberto apresenta uma ferramenta que ajuda na análise de possíveis manipulações nas imagens.

Todo o áudio dos vídeos foi MANIPULADO! Vários sons foram acrescentados.

QUARTO VÍDEO SOBRE OVNIS NO TEMPLO DA ROCHA

Na segunda-feira (07/02/2011), outro vídeo foi postado no You Tube, o quarto, igualmente forjado, confirmando a possibilidade de uma literal “série” viral em andamento. Assista-o abaixo:


Investigando um pouco mais a fundo, percebe-se que talvez o “pré-lançamento” ou algum dos testes iniciais tenha tido origem ainda em dezembro. E

Um vídeo, inserido pelo usuário no dia 21, diurno e com a presença de um UFO fortuito claramente digitalizado no mesmo local:

O OVNI de Jerusalém ao que nos parece trata-se de uma brincadeira.

Curiosidade : 

Ufologia sempre é um tema recorrente, descobrimos que até um representante da Igreja Católica, Monsenhor Corrado Balducci (falecido em 20/09/2008) foi um  defensor da existência de vida extraterrestre inteligente visitando a Terra. 

Ele era amigo do Papa João Paulo II, respeitado e admirado em todo o mundo católico. Era considerado um dos exorcistas oficiais da Santa Sé. Em uma de suas afirmações num congresso de ufologia disse: “É real a possibilidade de que outras criaturas inteligentes vivam na imensidão do espaço”

Para ele, tal existência seria um sinal inequívoco da Glória de Deus. E disse ainda:“A Bíblia não se refere diretamente aos ET’s, mas também não os exclui. A realidade dos UFOS é muito provável no infinito mistério da criação.” 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *