O que é Wicca

Wicca (pronúncia inglesa: / wɪkə /), também chamada de bruxaria, é um movimento religioso pagão contemporâneo novo. Foi desenvolvido na Inglaterra durante a primeira metade do século 20 e foi introduzido ao público em 1954 por Gerald Gardner, um funcionário britânico aposentado. Wicca é baseada em um conjunto diversificado de antigos pagãos e os motivos herméticos do século 20, por sua estrutura teológica e práticas rituais.

Wicca não tem autoridade central. Seus tradicionais crenças, princípios e práticas foram originalmente esboçadas nos anos quarenta e cinqüenta por Gardner e Doreen Valiente, tanto em livros como em secretas ensinamentos escritas e orais transmitidas a seus iniciados. Há muitas variações na estrutura central, e a religião cresce e evolui com o tempo. É dividido em uma série de diferentes linhagens, seitas e denominações, conhecidas como tradições, cada uma com sua própria estrutura organizacional e o nível de centralização. Devido ao seu caráter descentralizado, há um certo desacordo sobre o que realmente constitui a Wicca. Algumas tradições, coletivamente Wicca tradicional britânica, e seguem restrita a linhagem iniciático de Gardner e consideram que o termo “Wicca” se aplica apenas às tradições semelhantes, mas não a tradições ecléticas mais novas.

Wicca é tipicamente duoteísta, a adoração de uma Deusa e um Deus. Estes são vistos tradicionalmente como a deusa da lua e o deus de chifres, respectivamente. Essas divindades se podem considerar de uma forma henotheistic, pois têm muitos aspectos divinos que podem ser identificados com muitas deidades pagãs de vários mausoléus históricos. Por esta razão, às vezes é conhecido como a “Grande Deusa” e o “Grande Deus Horned”, com o adjetivo “grande”, que conota uma divindade que contém muitas outras divindades dentro de sua própria natureza. Estas duas divindades às vezes são vistas como facetas de uma divindade panteísta, a qual é considerada como uma força ou processo impessoal, mais do que como uma divindade pessoal. Enquanto que o duotheism ou o bitheism é tradicional na Wicca, as crenças mais amplas de Wiccan se estendem de polytheism ao panteísmo ou monism, mesmo ao monotheism da deusa.

As celebrações wiccanas abrangem tanto os ciclos da Lua, conhecidos como Esbats e comumente associado com a Deusa, e os ciclos do Sol, festivais sazonalmente conhecidos como Sabbats e comumente associado com o Deus Horned. Uma declaração que não sejam atribuídas conhecida como a Wiccan Rede é uma expressão popular da moral Wiccan, mas não é aceita por todos os crença. Wicca às vezes envolve a prática ritual da magia, mas nem sempre é necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *