O Garoto Magnético

Circulou pela internet a  notícia de um menino croata e seu poder de atrair objetos com o corpo, que faz com que ele ganhe fama no mundo todo.

Verdade ou Mentira ?

Na segunda semana de maio de 2011, o jovem croata Ivan Stoiljkovic, de apenas 6 anos de idade, ficou famoso ao afirmar que possui estranhos poderes.

Além de atrair objetos no seu corpo, ele dizia possuir os dons da auto-regeneração e da cura.

Ivan Stoiljkovic se transformou em celebridade na cidade de Koprivnica, na Croácia, onde mora.

Seus parentes contam que o menino magnético precisa se concentrar muito para conseguir produzir o efeito e, assim, consegue colar moedas, colheres, celulares e até frigideiras em seu corpo nu.

De acordo com a família, Ivan consegue grudar até 25 quilos em seu tórax.

Snezana Stoiljkovic, mãe do menino, conta : “Há uns meses atrás, a avó de Ivan viu na TV um menino que estava fazendo coisas desse tipo. E então ele (o Ivan) tirou a camiseta e perguntou se poderia fazer isso também. A vovó colocou então coisas sobre ele e elas ficaram grudadas!”.

Veja no vídeo abaixo uma matéria sobre o garoto:

Ivan também teria outros poderes.

A família do menino afirma que seus ferimentos curam rapidamente, sem deixar cicatrizes. Além disso, o jovem croata teria também o poder de curar outras pessoas.

As dores de estômago de seu avô são minimizadas quando Ivan coloca as mãos sobre sua barriga.

Os familiares afirmam que o imã humano também teria acabado de vez com a dor na perna de um vizinho que havia sofrido um acidente de trator.

Isso é real?

A notícia que você leu acima é um resumo do que saiu em vários jornais no mundo. Ou seja, a notícia é real. O garoto existe mesmo!

E os poderes, são reais?

Para responder a isso, vamos dividir poder por poder. A família do garoto diz que ele possui os seguintes poderes:

a) Regeneração acelerada;

b) Cura de doenças;

c) Magnetismo;

Nos vídeos não há nenhuma prova de que ele tenha sarado rapidamente ou que tenha realmente curado alguém.

Podemos ver apenas o menino colocando a mão em uma perna, porém não dá para saber se o “paciente” foi curado ou não. Tampouco dá para saber e a perna estava realmente “doente”.

Ninguém feriu o jovem croata só para ver se ele sararia rápido mesmo.

Com o poder “a” e “b” descartados, vejamos terceiro e mais curioso poder de Ivan Stoiljkovic, o magnetismo corporal.

Ivan também não pode ser chamado de imã, pois ele não só atrai metais, como também celulares e até vidro!

Note também que o garoto só faz as suas demonstrações sem camiseta, ou seja, os objetos (todos com superfície lisa!) ficam grudados diretamente na sua pele. Mais precisamente, no óleo da sua pele.

Ivan não é o único que consegue fazer esse truque. No Youtube podemos encontrar várias pessoas que conseguem repetir o mesmo efeito. Há, inclusive, outro garoto – até meio parecido com Ivan, o sérvio Ivkovic Bogdan, de 7 anos de idade.

Bogdan, assim como Ivan, também teria o poder de atrair objetos para o seu corpo. O poder também só funciona se ele estiver sem camiseta! Veja no vídeo abaixo:

O caso curioso e intrigante é que as chamadas pessoas magnéticas têm algumas características em comum. Geralmente têm pouco pelo no corpo. Isto é importante porque alguns fios de cabelo que fiquem entre a pele podem reduzir o atrito com o objeto.

Note também que tanto Bogdan quanto Ivan são gordos e suas barriguinhas ajudam a descansar parte do peso dos objetos no peito dos meninos.


De acordo com Benjamin Radford, editor da revista Skeptical Inquirer, “Na maioria dos vídeos, as pessoas estão sempre se inclinando ligeiramente para trás e nunca para frente.” Radford também explica que “se pendurassem uma bússola no pescoço dos garotos, a agulha teria que apontar em direção a eles. Em vez disso, ela continua apontando para o norte que é o pólo magnético da Terra”.

Sadie Crabtree do James Randi Education Foundation (JREF), uma organização que financia a investigação científica das alegações de acontecimentos paranormais, disse que o efeito é muito simples. “A pele é naturalmente um pouco pegajosa, e alguns tipos de pele são provavelmente mais oleosas do que outros”.

James Randi, o cético famoso que fundou a JREF, demonstrou que os poderes “magnéticos” das pessoas somem quando elas são polvilhados com talco.

Alguns dias depois de Ivan fazer sucesso na web, um grupo de especialistas e céticos se uniu no Facebook para provar que o menino croata não possui habilidades sobrenaturais. Os membros do grupo “Somos todos Magneto Boy” mostra fotografias de pessoas com objetos de metal que adere às partes de seus corpos, algo que, dizem os especialistas, todo ser humano é capaz de fazer.

Portanto, o garoto não é magnético! Ele é pegajoso!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *