O Astronauta de Salamanca

Situação : Mentira

Esse mito trata de uma figura de suposto astronauta, esculpido na catedral espanhola da cidade de Salamanca, o que leva a entender da supostoa visita de seres de outros planetas em território espanhol. Muito e-mails circulam na internet com a figura do imaginário astronauta, criando polêmica e alvoroço, pois segundo as fontes do e-mail, essa figura teria sido esculpida há vários séculos.

A fonte : Fotos do astronauta como podemos ver abaixo.

Uma primeira dúvida sobre o caso que surge é, Essas fotos foram alteradas ?
Até onde se sabe As imagens são reais ! Não ouve manipulação digital das fotos com softwares de edição, a figura está lá de fato! Está com todos os detalhes como o traje espacial, o capacete e, as botas – com a sola igual ao botas do primeiro homem a pousar na Lua.
Uma segunda questão abordada é da existência dessa catedral. Sim, ela existe. A Catedral de Salamanca, também chamada de Catedral Nueva, fica no municipio espanhol de Salamanca, na província de Castela e Leão, foi construída entre 1513 e 1733 nos estilos barroco e gótico, bem antes das viajens do homen a lua.
Se a catedral foi verdadeiramente construída entre os séculos 16 e 18 e a foto é real! Então qual a explicação para a imagem de um astronauta, será que algum visionário da época teve um sonho com as viajens espaciais ? A resposta é não, a explicação para esse caso é muito mais simples.
Em 1993, houve uma reforma na catedral e existe uma antiga tradição entre os restauradores e contrutores de igrejas de juntar motivos contemporâneos com antigos, o responsável pela obra, Jerónimo Garcia, escolheu um astronauta como símbolo do século XX.
Quem inventou essa história maluca de visita etraterrestre nós não sabemos, mais talvéz alguêm que tenha lido o livro de 1963, “Eram os Deuses Astronautas?” do autor suiço Erich von Däniken, que virou um documentário anos depois, Däniken mostra com fotos, relatos arqueológicos e até passagens bíblicas alguns indícios que, sugeram que já fomos visitados por seres de outros planetas e que esses fizeram vários cruzamentos com os primatas aqui na Terra, dando origem à humanidade! 
Em algumas fotos do livro, o autor mostra supostos astronautas desenhados em cavernas de milhares de anos e gravurasrupestres! Eram os Deuses Astronautas foi um best seller. Apesar de algumas das teorias já terem sido desmentidas pela ciência, é inegável a contribuição que esse autor teve sobre o modo de pensar de toda uma geração e ainda hoje colhe os frutos de seu polêmico trabalho.
Conclusão : cuidado com as reformas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *