National Geographic teria usado Capa Falsa

Status : Verdade.

Origem : National Geograpic.

Diz a lenda que uma das capas mais famosas da National Geographic, onde aparecem duas pirâmides é uma fotomontagem. Seria isso uma verdade?

O que dizem os fatos:
No mês de fevereiro de 1982, a National Geographic, muito conceituada por suas peculiares reportagens e pela suas fotos características e de alta qualidade, teria usado à manipulação digital de uma foto da capa.

A capa,até então considerada uma obra prima da fotografia mundial, mostra um grupo de beduínos atravessando o deserto a camelo, e atrás deles às pirâmides de Gizé.

Compare lada a lado a foto real e a capa no quadro abaixo:

A autoria da foto é do fotógrafo Gordon Gahan que,quando estava preparando seu equipamento paracapturar a cena, perdeua passagem do comboio.
Esse porêm apgou os beduínos para voltassem e refizessem o trajeto em frante as pirâmides.
Feita a fot já em fase de edição na revista, contatou-se um problema: a foto estava no formato paisagem (horizontal), não caberia no formato da capa, pois a cpa usa o formato retrato, como toda revista..
A solução encontrada foi : “juntar” um pouco mais as duas pirâmides, e mudar a posição dos camelos, deixando esses mais próximos à esquerda da imagem. Nesses termor foi criada a capa da edição 161, de 2 de fevereiro de 1982.
A justificativa da revista foi quedizer que se se o fotógrafo tivesse tirado a foto alguns metros mais à esquerda o resultado seria o mesmoSendo a manipulação apenas uma correção.
Mediante o esclarecimento da revista, colclui-se que a foto foi montada, mais de acordo com o site Famous Pictures, a National Geographic alega que nunca mais usará de manipulação digital para alterar nenhuma imagem.

1 thought on “National Geographic teria usado Capa Falsa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *