Marmitinha Prática

Há tempos venho falando de marmita no Panelinha. Comer fora todo santo dia simplesmente não dá. O paladar não aguenta o mesmo tempero, o bolso não resiste a cinco refeições na semana – e mais lanchinhos e cafezinhos –, e, principalmente, a saúde pede socorro. É por isso que já testamos e publicamos várias receitas, pensadas para diferentes ambientes – nem todo escritório tem um micro-ondas na copa. Aí, o jeito é levar comidinhas que não precisem ser requentadas, mas nem por isso deixam de ser requintadas. Salada caesar com frango e escarola, caprese no pote, vinagrete de grão-de-bico com carne…

Se você tem um forninho à mão, porém, pode transformar a hora do almoço num banquete. Para este post especial do projeto #ReceitasQueBrilham, criei um cardápio semanal com versões práticas de pratos clássicos para você pode preparar em casa e levar para o trabalho. Todas feitas em uma panela só! (Claro que você pode aproveita em casa também!)

Para começar a semana de forma leve, que tal um ratatouille? Saudável e saborosa, essa preparação clássica funciona superbem como prato principal. A combinação de legumes e ervas é irresistível – e perfeita para os adeptos da cozinha vegetariana ou mesmo para quem está pensando em aderir ao movimento “Segunda sem carne”.

#DicasQueBrilham – O primeiro passo desta receita é dourar bem os legumes, para que o refogado forme um fundinho na panela. É esse “queimadinho” que, junto com o extrato de tomate, vai dar o sabor do molho. Para isso, uma panelinha de aço inox com fundo triplo é essencial. Ela também vai ajudar a deixar a receita mais prática, pois em vez de finalizar a preparação no forno, o fundo triplo da panela de inox distribui e mantém melhor o calor e, por isso, permite que os legumes cozinhem mais rapidamente. A ratatouille fica pronta em apenas 20 minutos! Assim, você economiza tempo e gás.

Ah, você não abre mão de uma carninha? Deixa comigo. Temos marmitas com carne bovina, frango e linguiça. Tudo ao gosto do freguês! Se estamos falando de clássicos, o estrogonofe não pode faltar. Carne picadinha bem dourada e temperada, com creme de leite fresco e cogumelos-de-paris. Humm… Quem disse que não dá para ter comida feita em casa no trabalho também?

Entre os nossos clássicos da semana, tem também o cassoulet, conhecido como feijoada francesa. Mas a nossa receita é a jato! Leva uma lata de feijão branco, frango, linguiça, legumes e ervas. Uma refeição completa. As duas outras sugestões também levam frango: a brasileiríssima galinhada e o perfumado arroz sírio, com lentilhas – tudo preparado numa panela só para você ter o mínimo de trabalho e o máximo de prazer com a sua marmita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*