Imagem em De Volta Para o Futuro mostra dia 05 de julho de 2010.

A imagem abaixo começou a circular pela internet no dia 5 de julho de 2010. Nela se ve um painel mostrado no filme De Volta Para o Futuro.
Na primeira linha do painel a data de destino indica o dia 05 de julho de 2010!

A imagem dá a entender que a data para onde o Dr. Emmett Brown, interpretado por Christopher Lloyd, queria viajar com o seu DeLorean cairia exatamente no dia 05 de julho de 2010.
Essa imagem é falsa!
O primeiro filme da trilogia De Volta Para o Futuro estreou nas telas dos cinemas americanos no dia 3 de julho de 1985. A trama central gira em torno do jovem Martyn McFly e de seu amigo Emmett Brown – o brilhante inventor e criador do capacitor de fluxo, capaz de viajar no tempo.
De acordo com o boato do Twitter no dia 5 de julho de 2010, o personagem Doctor Brown teria dito ao protagonista sobre seu desejo de viajar 25 anos no futuro. Fazendo as contas, o dia no futuro seria no dia que aparece na tela
De fato, no script original do filme, existe tal frase que expressa o desejo do personagem:
Marty: “O futuro? É para onde você vai?”
Doutor: “Isso mesmo. 25 anos no futuro. Sempre sonhei em ver o futuro — ver além de meus anos, observar o progresso da humanidade. É quase
como driblar a morte. E também vou poder saber que vence as próximas 25 World Series”.
Como eles estavam em 1985, o Doc Brown realmente pretendia viajar para 2010. Acontece que o painel de controle do automóvel mostrado no filme não mostra, em momento algum, a data em 2010.
Possivelmente, a foto foi criada a partir de um programa de manipulação de imagens, em comemoração dos 25 anos da estréia do filme.
Uma das vezes em que o painel é mostrado
Outra cena com a data de destino
O vídeo abaixo mostra que 3 datas foram postadas durante a cena em que o Doutor Brown explica o funcionamento do aparelho:
– 04 de julho de 1776 (independencia dos Estados Unidos);
– 25 de dezembro do ano 0 (nascimento de Jesus Cristo);
– 05 de novembro de 1955 (dia em que o capacitor de fluxo tempo foi inventado);
No dia 06 de julho, uma nova imagem começou a circular pela internet.
O blog Na Medida explica:
“Tudo começou com uma brincadeira dentro do escritório em uma conversa casual onde o dia 5/07/2010 seria referenciado no filme, embora essa data nunca tivesse aparecido nele de fato. Para se divertirem um pouco, postaram a seguinte frase no twitter: “Great Scott! Its Future Day! In Back To The Future, Doc Brown sets the time circuitrs for 25yrs in the future… that day is today”
Imagem da postagem original
Aproveitando o sucesso que o post fez no Twitter, a própria Totalfilm fez a montagem, alterando a data do painel do DeLorean para 05 de julho de 2010.
Nesse link, o pessoal da Totalfilm explica a repercussão que a brincadeira teve no mundo inteiro. Até Jornais sérios caíram na brincadeira, como o Guardian.co.uk e o worldcorrespondents.com. Note que nas notícias postadas há os famosos “Updates” onde os jornalistas pedem desculpas pela falha.
No Brasil, vários sites noticiaram a imagem como real! O Olhar Digital, especializado em tecnologia, foi um deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *