Guia de animais mitológicos

eja abaixo uma relação de animais mitológicos dos mais conhecidos pela humanidade.

Aspidodelone, um monstro marinho imenso, que quando boiando na superfície os marinheiro o confundem com uma ilha, quando o navio atraca nessa ilha o monstro mergulha e leva o barco para o fundo do mar, sua aparência é semelhante a uma tartaruga.

Basilisco, ser meio galo e meio cobra, tão veneno que seu olhar ou hálito podem paralisar as pessoas. Em outras descrições é representado como uma cobra com crista. Seu inimigo é a doninha ou o manguito, dizem que sua origem é Naja cuspideira egípcia.

Catoblepas, criatura da Etiópia semelhante a um touro, coberta de escamas como um dragão, com presas de javali e sem pelos, exceto na cabeça. Provavelmente sua lenda é baseada no Gnu. Também é conhecido como Górgola.

Centauro, ser meio homen e meio cavalo, considerados selvagem e lúbricos que sequestravam mulheres humanas. Porém diz a lenda que o Centauro de Quíron era um sábio professor que educou heróis gregos.

Cérbero, guardião do mundo subterrâneo grego, um enorme cão de três cabeças com cauda de dragão. Foi tirado do reino de Hades por Héracles.

Dragão, réptil gigante, com assas de morcego e que solta fogo pela boca. Os dragões sem assas são denominados de vermes. Na mitologia oriental os dragões são sábios e benevolentes, na mitologia ocidental os dragões são malvados e astutos.

Grifo, ser com traseiro e cauda de leão, com cabeça, asas e patas de águia, acredita-se que sua origem venha da águia abutre ou lammergeier, por ser conhecida por abutre barbado.

Harpia, criatura horrenda com rosto e seios de uma idosa, o resto do corpo é de abutre.

Hipocampo, monstro aquático ou cavalo marinho, com cabeça e patas dianteiras de cavalo e corpo e nadadeiras de peixes.

Hipogrifo, semelhante a um grifo, mais com o traseiro de cavalo e não de leão.

Kraken ou Hidra, monstro marinho cheio de tentáculos que surge em várias mitologias, como a grega e a nórdica, acredita que sua origem tenha a ver com a lula gigante.

Lamia,  quadrupede coberto de escamas com cabeça e seios humanos, sua origem é da Líbia. Tem cascos de cavalo.

Makara, monstro peixe elefante da Índia.

Manticora, criatura da índia semelhante a um Leão com cabeça de homen, ajuda de leão, cauda de escorpião, três camadas de dentes de ferro e uma bonita voz, semelhante a um trompete ou uma flauta.

Sereia, ser metade mulher e metade peixe. Acredita-se que sua lenda se baseia no dugondo, um mamífero oceânico da Indonésia, que possui o corpo liso como a baleia e seios iguais a de uma mulher.

Monotauro, animal feroz com corpo de homen e cabeça de touro. Na lenda grega o minotauro ;e o filho da rainha Pasifae de Creta com um touro branco comprado pelo rei Minos. O rei Minos mantinha seu enteado num labirinto e o alimentava com seres humanos, o minotauro foi morto por Teseu.

Naga ou Nagini, ser metade serpente e metade humano da índia.

Pégaso, cavalo alado que surgiu do pescoço da Górgona Medusa quando Perseu a decapitou, a única pessoa que conseguiu dominar o cavalo foi Belerofonte.

Fênix, pássaro de fogo, que surge do cruzamento de um pavão e um faisão. A cada 500 anos ela põe um único ovo em um ninho de incenso de cedro, que pega fogo e a consome. Porém o ovo se rompe pelo calor e face uma nova fénix.

Roca de Madagascar, pássaro gigante que ficou famoso nas história de Simbá o Marujo e nos diários de Marco Polo, dizem que sua lenda surgiu inspirada no pássaro elefante, vouron para (Aeryornis maximus), que acredita-se esteja extinto.

Salamandra, largatos de cores brilhantes, semelhante a pequenos dragões que vivem nas chamas. Não confundir com os anfíbios chamadas também de salamandras.

Serpentes Marinhas, imensos monstros marinhos que vivem no mar, suas lendas assombraram os marinheiro por muito séculos, são semelhantes a cobras gigantes.

Selchies, o povo foca da Escócia, que podem tirar suas peles de foca e parecer um pessoa normal.

Sereia Alada, descrita na odisseia, onde Olysses sobreviveu aos seus encantos amarado no tombadilho de seu navio.

Esfinge, ser com corpo de leão e cabeça humana e asas de águia,  da mitologia grega.

Unicórnio, cavalo branco com um chifre na testa, descrito em várias épocas e varias cultura, acredita-se que se tratavam de caprinos cujo o chifre era fundido através de cirurgia.

Wyvern, dragão voador semelhante a um pterodátilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *