Gigantes, Ogros Golems e Trolls

Em todos ospaíses do mundo, contam-se histórias de gigantes de forma mais ou menos humana. Eles sao imensos em tamanho e força e muitas vezes se conta que eles criaram as paisagens do mundo, onde as ilhas sãoseixos atirados por ele e os lagos sào assuas pegadas.

Enormes estruturas como Stonehenge, antigas ruínas e formações rochosas, são atribuídas a gigantes. Mitos também contam que gigantes foram mortos por deuses e heróis.

A bíblia se refere às racás gigantes de Nefilim e Refaim, que outrora habitavem a Palestina. O Deuteronômio 3:11 afirma que o leito de Og, rei de Basã, tinha quatro metros de largura. Omais famoso dos gigantes bíblicos, foi Golias, campeão dos filisteus, que foi morto por Davi. Também existe no Egito o suposto túulo do Deus Horus, que possiu proporções enormes, mais não contém múmia dentro, está vazio.

Os Ogros não são apenas criaturas imensas, mas também possuem chifres, presas, garras e vestimentas estranhas feitas de pele, couro, gravetos, folhaas e outros materiais naturais. Normalmente carregam muitas armas, como lanças, forcados, redes e cestos. Gostam de capturar pessoas e animais para comerem.

Acredita-se que os Trolls praticamente não tem sensação de dor, pois são feitos de pedras viva e, se expostos à luz direta do sol, congelam-se em formações rochosas. Terry Pratchett, em seus livros da série Discworld, inventou engenhosamente toda uma história natural para essas formas de vida de silício, incluíndo a suposição de que sua mente opera como um chip de computador, tornado ele mais eficiênte em temperadutas baixas e menos eficiênte no calor. Isso explica porque eles vivem em montanhas geladas e lá são pacíficos, mais quando descem para as planícies se tornam estúpidos.

Os golems eram gigantescas criaturas parecidas com Trolls, feito s de argila e animados com uma palavra mágica chamada emeth escrita em sua testa. Essa lenda foi contada pela primeira vez em 1550 pelo rabino Judah Loew em Praga, na Tchecolosváquia, de acordo com uma fórmula dada na cabala. Sem alma e mudo o golem foi feito para ser o protetor dos judeus nos guetos de Praga. mais ele se tornou demasiado perigoso e destrutivo, ficou louco e furioso e teve de ser desfeito.

Todos os gigantes lendários são considerados muito estúpidos e são facilmente enganados pelos heróis. Alguns as vezes são gentis e prestativos, mais a maioria dos casos acredita-se que são maus e perigosos, gostam de comer seres humanos.

Alguns historiadores acreditam que as histórias de ogros e trolls podem ser relatos de encontros tardios de humanos com homens de neandertais, que outrora habitavam as mesmas regiões das quais vieram as lendas, uma cas características que os  neandertais nos deixaram foi o cabelo ruivo, associado a bruxaria e a maldade.

Outra origem para o relato de gigantes são os vetígios de animais primitivos, especialmente os mamutes, onde seus ossos podem se parecer com ossos humanos petrificados.

Entretanto existem pessoas que atingem tamanho desproporcional, a maior pessoa que foi resgistrada chamava-se Gabbaras e tinha três metros de altura, Plínio relata que ele foi trazido da Arábia para Roma por Cláudio César (41-54 d.C.). O imperador romano Máximo (385-388 d.C) tinha mais de 2,5 metros de altura e uma estrutura grande, Ele usava a pulseira de sua esposa como anel. O famoso gigante do século XVIII Charles Byne tinha 2,34 metros de altura e Robert Wadlow de Alton, Ilinois que faleceu em 1940, tinha quase 2,75 metros de altura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *