Doutor John Dee

Também chamado de o último mago real, por seus serviços prestados à Elizabeth I, Jonh Dee tornou-se conhecido como astrônomo e astrólogo, e muitas pessoas pediam seus conselhos.

Depois de ser aprisionado por Maria Sanguinária, sua sorte foi favorecida com a ascessão de Elizabeth, que se consultou com ele para escolher um dia propício para sua coroação. Dee foi tão convincente que Elizabeth o contratou para aulas de Astrologia.

Dee estudou teorias ocultas e praticou a Alquimia. Em 1581 começou a fazer esperiências com adivinhação em uma bola de cristal, mais descobriu que não tinha nenhum talento para a adivinhação e contratou um médium para lhê auxiliar.

Nessa entento acabou se associando ao famoso charlatão, Edward Talbot/Kelly, que dizia receber todos os tipos de mensagens e escrevia com alfabeto angelicas, com esse material Dee escreveu o Livro de Enoch e 48 chaves angelicas para invocar espíritos.

Depois de passar quatros anos na Polônia com Edward, Dee voltou para a Inglaterra, onde viveu em extrema pobreza. Solidária com sua situação a Rainha Elizabeth o fez Chanceler da Catedral de São Paulo e depois diretor da Universidade de Manchester, cargo que ele manteve até a sua aposentadoria.  Morreu aos 81 anos em grandes dificuldades financeiras.

Jonh Dee foi considerado um dos homens mais brilhantes de seu tempo, a ele é atribuido os cálculos que permitiram a Inglaterra usar o calêndário gregoriano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *