Desodorantes antiperspirantes pode causar câncer.

Veja a mensagem original como nos foi apresentado, sem adições ou correções ortográficas.

Há um tempo atrás, eu assisti um seminário de Conscientização de Câncer no Seio com Terry Birk, com apoio de Dan Sullivan. Durante o debate, perguntei por que a região mais comum (e ao que parece, a mais mortal) de Câncer de Seio estava perto da axila. Minha pergunta não pode ser respondida naquele momento. Este e-mail me foi enviado há pouco, e eu acho interessante que minha pergunta foi respondida. Eu desafio todos a repensar seu uso cotidiano de um produto que poderia conduzir, em última instância, a uma enfermidade terminal. A partir de hoje, eu mudarei meu hábito. A causa principal de câncer de seio é o uso de antiperspirante. O que? Uma concentração de toxinas e chumbo para mutação: de célula a.k.a. – CÂNCER. Sim, ANTIPERSPIRANTE. A maioria dos produtos é uma combinação de antiperspirante /desodorante. Confira as etiquetas. Desodorante tudo bem, mas antiperspirante não. Aqui está o por que: O corpo humano tem algumas áreas que usa para purgar toxinas; atrás dos joelhos, atrás das orelhas, área da virilha, e axilas. Onde as toxinas são purgadas na forma transpiração. Antiperspirante, como o nome claramente indica, o previne de suar, inibindo o corpo assim de purgar toxinas debaixo das axilas. Estas toxinas não desaparecem num passe de mágica. Ao invés disso, o corpo os deposita nos nódulos linfáticos debaixo dos braços já que não pode suar. Quase todos tumores de câncer de seio acontecem no quadrante superior da área do peito. É justamente onde os nódulos linfáticos estão localizados. Além disso, os homens tem menos probabilidade (mas não são completamente isentos) de desenvolver câncer de seio devido ao uso de antiperspirante porque a maior parte do produto fica nos pelos e não é diretamente aplicado a pele. Mulheres que aplicam antiperspirante logo depois de raspar as axilas aumentam o risco porque raspar causa cortes quase imperceptíveis na pele que dão as substâncias químicas canais para penetrar no corpo pela área das axilas. POR FAVOR passe isto para todos aqueles com quem você se preocupa. Câncer de seio está se tornando assustadoramente comum. Esta consciência pode economizar vidas. Obrigada. Katrina Scott – Diretora Assistente de Marketing De Esporte Univ Maryland – P.O. Box 295 – Cole Field House/Campus Drive – College Park, MD 20741-0295

Essa histótiria surgiu em julho de 2003, e começou a circular pela Rede em 1999, nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, com essa informação de que desodorantes anti-transpirantes causam cancer de mama. Até o momento não existem pesquisas médicas no mundo que mostrem a relação entre o uso de certos desodorantes e o aumento no número de casos de câncer de mama.

Tambêm existem vários artigos desmentindo essa informação. No site E-cancer o oncologista clínico Dr. André Deeke Sasse, publicou um artigo sobre alguns erros contidos nessa história

“Durante o debate, perguntei por que a região mais comum (e ao que parece, a mais mortal) de Câncer de Seio estava perto da axila.”

De acordo com o Dr. Sasse, o câncer de mama é mais comum no quadrante superior externo (perto da axila) porque é neste local a maior concentração de tecido glandular mamário. É ali também o local mais comum de mastites, quando as mães amamentam os filhos, pelo mesmo motivo.

“O corpo humano tem algumas áreas que usa para purgar toxinas; atrás dos joelhos, atrás das orelhas, área da virilha, e axilas. Onde as toxinas são purgadas na forma transpiração …É justamente onde os nódulos linfáticos estão localizados”

A principal função do suor é o resfriamento do corpo! O nosso corpo usa outros meios para se livrar das toxinas: o tradicional urina e a bílis. O médico nos lembra que se cobrirmos as axilas com desodorante, estaremos tampando apenas 1% da área corporal.

Os vasos linfáticos – que drenam para os nódulos linfáticos – estão presentes em todo o corpo, e não em áreas específicas.

“os homens tem menos probabilidade (mas não são completamente isentos) de desenvolver câncer de seio devido ao uso de antiperspirante porque a maior parte do produto fica nos pelos e não é diretamente aplicado a pele. Mulheres que aplicam antiperspirante logo depois de raspar as axilas aumentam o risco porque raspar causa cortes quase imperceptíveis na pele que dão as substâncias químicas canais para penetrar no corpo pela área das axilas.”

A lógica parece correta: os homens têm menos incidência de câncer porque o desodorante fica nos pêlos, errado. Os homens têm menos câncer nessa região só pelo fato de ter menos tecido glandular mamário do que as mulheres.

Uma dúvida vem à tona: Quem é Katrina Scott, que assina o tal e-mail? Quem será essa diretora assistente de marketing que entende de medicina?

Procurando no site da Universidade Maryland ou alguém com esse nome. Não encontramos nenhuma referencia a oessoa de Katrina.

Não existe meios de se prevenir o câncer de mama para as mulheres que tenham predisposição à doença. O que os médicos aconselham é que as mulheres façam exames preventivos anualmente, pratiquem exercícios regularmente e procurem sempre fazer uma alimentação equilibrada.

A Associação Brasileira de Cosmetologia afirma que tal e-mail não passa deum boato da Internet. Leia a versão na íntegra.

Por outro lado mesmos nos boatos, sempre existe algum fundo de verdade. Pois os desodorantes anti-perspirantes (controlam a sudorese) são à base de alumínio. Há estudos científicos demonstrando que o alumínio pode contribuir para a formação de câncer de mama. O alumínio é considerado, de acordo com estes estudos, como um estrogênio ambiental, ou seja, possui afinidade pelos receptores de estrogênios, podendo com isso causar alterações hormonais, tanto nas mulheres como nos homens. Quem afirma isso é o Doutor Jorge Jamili, especializado em Ortomolecular pela Sociedade de Medicina Ortomolecular do Rio de Janeiro.

A Clínica Médica WRondó, tambêm alerta sobro a absorvção do alumínio pelo corpo. Que é facilmente drenado para os gânglios axilares, comprometendo o sistema de desintoxicação da região.

Por fim a Associação Brasileira de Medicina Biomolecular alerta que os cosméticos podem provocar câncer de mama, doença de Alzheimer, dores articulares, crises de asma, puberdade precoce, entre outras patologias.

Apesar das informação imprecisas e contraditórias, o presente boato possui algum fundo de verdade. Porêm sua credibilidade fica comprometida pela falta de seriedade com que trata o assunto.

Curso de Sapatinhos e Faixas Para Bebês

melhor de todas

O QUE UMA RENDA EXTRA DE R$2.470,00 FARIA POR VOCÊ HOJE ?

VÍDEO REVELA:  Como Mulheres De Todo O Brasil Estão Conquistando RendaExtra de 2 a 5 Mil Por Mês De Forma Simples e Rápida Produzindo Sapatinhos Para Bebê Em Suas Próprias Casas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *