Cruzamento Entre Humano e Inseto

Uma reportagem bizarra ainda assusta internautas de todo o mundo. 

Trata-se da história de uma possível criatura metade humano, metade inseto, que foi encontrada em uma cidade no interior do Ceará/BR.

Uma aberração ou só mais uma farsa da internet ? 

VERDADE OU MENTITA ?

Segue abaixo a mensagem original, sem correções gramaticais nem edições, para não comprometer sua estrutura e análise:

“Criatura encontrada no Ceará pode ser filho de inseto com humano Foi encontrada na cidade de Brejo Santo, Ceará, uma criatura que deixou todos os moradores espantados. O ser, que parece uma mistura de humano com algum inseto, foi encontrado no sítio dos pequenos agricultores, Raimundo e Maria Augusta. Ao avistarem a criatura, ligaram para a Polícia Ambiental. O policial que atendeu a ocorrência, Jair Pontes, ficou abismado com o que viu: Parecia uma mistura de uma abelha como um humano, sabe? Não sabia nem o que fazer com aquilo. Resolvi levá-la para a delegacia, e deixar nas mãos do delegado. Não queria ter nada com aquilo. O delegado de plantão, Paulo da Silva, alertou o departamento de Paleontologia da Universidade Federal do Ceará. Em nota oficial, divulgada à imprensa, o reitor da universidade informou o seguinte: ´Não sabemos direito o que este ser é ou representa. Aparentemente é resultado de uma relação sexual entre um humano, e um inseto. Pode parecer constrangedor, mas isto ocorreu no nosso estado. Vale salientar que a criatura estava com uma temperatura muito elevada, o que nos faz cogitar que estava viva quando foi encontrada.´ Raimundo e Maria Augusta foram procurados para depor sobre o acontecido, mas estão foragidos e seu sítio foi completamente destruído por um incêndio.´ Em contato com autoridades locais, ninguém quiz ou não souberam falar sobre o assunto.” 
Eis a verdade por trás da história da criatura inseto-humano que teria sido encontrada em uma cidade no interior do Ceará.

Em junho de 2011 a notícia explodiu da web! Blogs e sites de notícias postaram a história inusitada:

Criatura encontrada no Ceará pode ser filho de inseto com humano!

De acordo com a notícia, a tal criatura foi encontrada na cidade de Brejo Santo. O ser, segundo o texto acima, parecia uma mistura de humano com algum inseto!

Será que isso é verdade?

Não, não é verdade! A notícia é falsa!
O boato eletrônico surgiu em abril de 2011, alguns blogs como oSenador Sá Online começaram com a história. Foi questão de dias para que outros sites copiassem o hoax e em pouco tempo a matéria dominou a web.

Analisando a notícia :

Como todo boato, o texto cita alguns nomes para dar mais credibilidade ao assunto e é muito vago e meio confuso em alguns pontos. Por exemplo, no trecho:

 “Aparentemente é resultado de uma relação sexual entre um humano, e um inseto”
Ao ler isto fica óbvio que é uma farsa. Não existe a possibilidade de ocorrer um cruzamento entre humanos e insetos, em nenhuma hipótese. Apenas em filmes de ficção científica.

 “…O ser, que parece uma mistura de humano com algum inseto, foi encontrado no sítio dos pequenos agricultores, Raimundo e Maria Augusta. Ao avistarem a criatura, ligaram para a Polícia Ambiental.”
Os “pequenos agricultores”, chamados no texto apenas como “Raimundo” e “Maria Augusta” (ambos sem sobrenome!), avistaram a criatura e ligaram para a polícia. O artigo, nesse ponto, não deixa claro se a tal criatura estava viva ou morta. Se bem que, mais abaixo, o autor afirma que o bicho estava com a “temperatura elevada”. Isso, segundo o autor, significava que a aberração estaria viva quando foi encontrada.

Pergunto:
Qual a temperatura ideal para um inseto-humano vivo? Quem sabe?

O trecho abaixo deixa mais dúvidas do que esclarecimento:

3  “…Em nota oficial, divulgada à imprensa, o reitor da universidade informou o seguinte: ‘Não sabemos direito o que este ser é ou representa. Aparentemente é resultado de uma relação sexual entre um humano, e um inseto.”

Que teste é feito para se deduzir que o bicho é fruto de uma relação sexual entre um humano e um inseto? 

Como o reitor da Universidade Federal do Ceará pode chegar a essa conclusão apesar de não saber o que era?

4 – Infelizmente, o casal que teria encontrado o animal não pode mais ser localizado, pois fugiram depois que seu sítio foi consumido por um incêndio.

Naturalmente, o autor da “notícia” não seguiu as regras do bom jornalísmo. 

A matéria ficou com algumas lacunas como, por exemplo, quem colocou fogo no sítio do casal ? Será que o senhor Raimundo e a dona Maria foram os responsáveis pelo incêndio ?

Pergunta :

O policial Jair Pontes é uma autoridade local ? O delegado Paulo da Silva  é uma autoridade local?

Se a resposta for sim, então o texto se confunde no final ao afirmar que “…Em contato com autoridades locais, ninguém quiz (sic) ou não souberam falar sobre o assunto.”.

Sendo assim, a nota oficial que o reitor da universidade teria apresentado à imprensa não teria sido uma prova?

Ou seja, fica claro que quem escreveu a matéria o fez de ouvir dizer.

Ao procurar por “Jair Pontes” na web só recebemos como resposta blogs relacionados à notícia. O mesmo acontece com o delegado.

A foto da aberração

A criatura que aparece na foto da notícia é, na verdade, um boneco!



Obra de arte do escultor Juan Cabana.

Pois existe a foto no mesmo site do escultor?

No Feejee Mermaid o artista mostra uma série de trabalhos seus e de outros colegas que, assim como ele, também criam sereias utilizando materiais como carcaças de peixes e pelos de animais. 

Algumas esculturas possuem tanta qualidade que chegam até a enganar os mais céticos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *