Como ser mais ético

Ser ético é agir em favor da coletividade ou da humanidade, pondo o bem estar geral à frente do pessoal. Parece ser uma regra simples, mais pode levar toda uma vida para ser assimilada e exige muita atenção constante para os dilemas da vida. Veja algumas dicas que podem ajudar a elucidar os momentos do dia a dia.

1 – Entenda o que é ser ético

A ética é uma inteligência coletiva que estabelece os princípios para a convivência de uma sociedade. Não é um conjunto de leis determinadas, é mais uma reflexão sobre aquilo que um grupo define por um determinado período de tempo como referência de comportamento. Como a sociedade está sempre em constante mudarás e como os valores não são absolutos, o pensamento ético é algo que tem de ser revisto sempre.

2 – Questione-se a cada momento.

Justamente por não haver leis dizendo o que é certo ou errado, para ser ético é necessários fazer escolhas o tempo todo. Isso não é simples, vem carregado de dilemas, os dilemas éticos podem ser grandes.

3 – Aja como gostaria que todos agissem

Uma regra de ouro da ética e agir com os outros da mesma maneira que os outros agiriam como você. Parece fácil, mais nossas ações não seguem extensivamente essa máxima.

4 – Esteja disposto a abrir mão

O melhor para você pode não ser o melhor para o grupo. Ser ético é priorizar a coletividade mesmo que para isso tenha de abrir mão dos desejos.

5 – Assuma responsabilidades

Somos livres para tomar decisões, mais não podemos nos eximir dos efeitos que essas decisões afetarão as pessoas.

6 – Não seja cúmplice

Se calar diante de uma situação anti ética é tão grave quando praticar o ato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *