Como escolher um tema para o seu TCC

Se você está rumando para o último ano da faculdade, provavelmente uma coisa vem causando preocupação, o trabalho de conclusão de curso.

É normal se sentir tenso com o tão falado TCC, uma vez que ele garantirá o seu diploma. Porém, escolhendo o tema certo, tudo ficará mais fácil. Se você já pensou e repensou diversas possibilidades e até agora não chegou a conclusão nenhuma.

Pode parecer complicado no começo, pois é algo que tem que pensar bastante para facilitar a pesquisa, o que muitas vezes não acontece. A pesquisa precisa ser referente à área do seu curso, assim fazendo com que o aluno tenha que buscar conhecimento de bibliografias confiáveis para conseguir desenvolver o seu tema. Algumas dicas vão ajudar o aluno a encontrar o tema certo para a sua pesquisa.

Veja a seguir algumas dicas:

AFINIDADE

O primeiro passo ao avaliar os temas para o seu TCC é escolher um com o qual você tenha afinidade. Considere a proposta do seu curso, mas procure pensar em assuntos que despertam o seu interesse. Ao escolher um tema qualquer, você corre o risco de ficar preso a um trabalho maçante e acabar perdendo a motivação em concluí-lo.

Esse é um dos tópicos mais importantes em uma pesquisa, pois como o assunto estará presente todos os dias no último ano de faculdade é preciso que seja algo que goste e que tenha conhecimento sobre, assim ficando muito fácil o desenvolvimento.

TEMPO

Leve em conta também a quantidade de tempo que você terá disponível para realizar o projeto. Essa informação é fundamental para que você escolha um tema de pesquisa acessível, que não levará mais tempo do que você tem para ser estudado.

Produzir uma monografia é algo que toma tempo na vida do estudante. Ele precisa pesquisar referencial teórico, ler, fazer fichamentos e estruturar o trabalho dentro das normas da ABNT. Portanto, considere o tempo para escolher o melhor tema. O campo de pesquisa deve ser acessível e condizente com o tempo disponível do pesquisador.

RELAÇÃO COM A ÁREA DE ESTUDO

O tema escolhido por você deve ter relação com a sua área de estudos. Embora pareça uma dica óbvia, muitos estudantes demoram para entender que nem todo tema é adaptável para a sua realidade. Se você é um estudante de matemática, por exemplo, não adianta sugerir um tema voltado para a área da saúde, por mais que você se interesse por ele. Procure ser pertinente em suas escolhas, isso vai facilitar a sua vida durante a produção do trabalho.

Adapte o tema que deseja com a sua área, isso fará com que sua pesquisa fique rica em detalhes.

RELEVÂNCIA

O tema escolhido por você deve ter relevância para a sua área de estudos e, de preferência, para a sociedade também. Muitos estudantes enfrentam dificuldades nesta etapa porque querem encontrar um tema que jamais tenha sido abordado, o que é quase impossível. Porém, é possível encontrar um novo ponto de vista para um tema que já foi discutido, cabe a você manter uma postura inovadora e encontrar um novo modo de agregar importância a esse tema.

Se você tem interesse de continuar fazendo pesquisas e até mesmo seguir a área acadêmica, deve procurar por um tema que seja relevante, assim atraindo olhares para ele.

BIBLIOGRAFIA

Uma bibliografia de qualidade é essencial para produzir um trabalho rico. Por isso, antes de escolher o seu tema, faça um levantamento superficial apenas para saber se você terá boas fontes de consulta ao longo do trabalho. Se a pesquisa mostrar um resultado negativo, talvez seja o caso de repensar a escolha do tema: pouco referencial teórico dificulta a realização do seu projeto.

Para que a sua monografia tenha um conteúdo rico, é muito importante selecionar uma bibliografia de qualidade. Depois de pensar em um tema, procure livros na biblioteca da sua universidade. Os bancos de dados com artigos científicos também oferecem um bom referencial para o TCC.

ESPECIFICIDADE

O tema do TCC não pode ser tão abrangente. O ideal é que ele seja bem específico, para que você tenha condições de explorá-lo totalmente e não deixar lacunas no estudo. Sente com o orientador e busque afunilar um determinado assunto.

PESQUISA DE CAMPO

Muitos dos alunos optam por uma simples pesquisa bibliográfica, ou seja, não precisam ir a campo para realização do trabalho. Levantar dados, no entanto, conta nessa hora porque você vai além do referencial teórico e consegue estabelecer relações com os conceitos dos autores. Antes de ir a campo, procure conhecer o método para realizar uma boa pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*