Chicletes Matam Passarinhos

Veja a mensagem original como nos foi apresentado, sem adições ou correções ortográficas.
Mostrar detalhes Ocultar detalhes

EMBRULHE OS CHICLETES ANTES DE JOGAR FORA:
Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os pássaros comem restos de chicletes deixados, irresponsavelmente, em qualquer lugar. Ao sentirem o chiclete grudando em seu bico, tentam desesperados, retirá-lo com os pés… E aí, acontece o pior: acabam sufocados. Por favor, embrulhe o chiclete num pedaço de papel e jogue-o no lixo. Além disso, você ajuda a NATUREZA!!!

A mensagem recebida acima foi assinada pelo Grupo Ecológico Sementes do Viver da Ilha de Itaparica – na Bahia. Que aparentemente existe, apesar das referências encontradas setem confusas.
O texto fala que o cheito adocicado de fruta exalado do chiclete atraí uma grande variedade de pássaros que tentam comer o alimento descartado , porvocando sua morte. Verdade ou Mentira?
Até o momento verdade. Encontramos várias referências de casos de aves mortas ao tentarem engolir pedaços de chiclete descartados por pessoas nas ruas.
O vídeo abaixo mostra uma reportagem sobre o assunto, com o depoimento do médico Higino Wolf.
Portando joge seu chiclete no lixo, a natureza agradece. A título de curiosidade, vocë sabe de onde vem o chicletes ? O ex-presidente mexicano Antonio Lopez de Santa Anna, que morava nos Estados Unidos na década de 1850, sugeriu que o fotógrafo Thomas Adams, tirado a inventor, criasse um pneu feito da resina, chamada chicle, retirada da árvore do sapoti. A goma, porém, era muito mole e o projeto deu errado. Mas mascar essa goma era um hábito arraigado entre os nativos das Américas há séculos. Como Adams já tinha visto Santa Anna mascar chicle, achou uma boa idéia usar o estoque gigantesco de resina que sobrara das tentativas de fabricar pneus para fazer goma. Amoleceu o chicle com água quente e sovou a massa para amaciá-la. Vendeu em uma farmácia 200 unidades rapidamente, a 1 centavo. Adams patenteou em 1871 uma máquina para produzir chicletes em larga escala e criou a Adams Sons & Company, que viria a ser a maior empresa de confeitos do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *