Cala Boca Galvão

eralmente os blogs mais acessados os de humor e a polêmica desse tópico trata da confusão criada por uma campanha contra determinado locutor líder em audiência na TV brasileira e uma suposta campanha para salvar um papagaio.
Já faz tempo que Galvão Bueno é perseguido na internet. A comunidade no Orkut “Eu odeio Galvão Bueno” tem mais de 94 mil seguidores no Orkut. A “Cala a boca Galvão“, criada em 2004, tem quase de 30 mil – Porêm essa ideía ganhou repercussão mundial durante a copa do mundo 2010. Porque ?
O início da copa do mundo fez com que pessoas irritadas com os clichês do locutor ficassem entediadas com os jogos pela emissora. É certo que a maioria das pessoas gosta da narração de Galvão Bueno, pelo dar ânimo e a emoção que passa durante às partidas da Seleção Brasileiras, mais como não existe unanimidade há pessoas que criticam demais sua atuação de “narrador fazendo papel de comentarista”. Há até quem reclame dele às vezes, alegando que traz “azar” nos jogos, quando comenta sobre algum jogador brasileiro, interpreta mal os sentimentos e pensamentos dos jogadores e elogia exageradamente os amigos.




Os internautas de plantão logo começaram a comentar isso no Twitter e o termo entrou entre os mais citados no Brasil. Porêm a repetição do termo por alguns brasileiros que não estão identificados pelo sistema como estando no Brasil fez com que o a frase surgisse no cenário mundial.
Como isso aconteceu? Um grupo não identificado informou a internautas estrangeiros que “CALA BOCA GALVAO” significava “SALVE O GALVAO”. Campanha promocional em que cada vez que alguêm digitasse a frase, automaticamente uma instituição, denominada “Instituto Galvao” receberia 0,10 centavos como doação. Isso bastou para promover uma emxurrada de acesso, como acontece com todos os boatos bem feitos.
O vídeo em inglês, abaixo, utiliza uma referência para tocar o coração dos ouvintese e até faz com que estrangeiros tenham um certo ódio dos brasileiros. A referência no vídeo afirma que 300 mil pássaros GALVAO são assassinados durante as festas de Carnaval, onde suas penas verdes são usadas nas fantasias.

Enquanto o Orkut só tem repercusão no Brasil, o Twitter é o ponto de encontro das mídias sociais e fonte de pautas para jornalistas do mundo tudo. Todo o mundo está de olho no Twitter. E todo mundo de repente resolveu se perguntar o que significava “CALA BOCA GALVÃO”. E cada pergunta era uma nova citação.
Até um cartaz desta campanha foi criado e divulgado. A brincadeira fez com que alguns estrangeiros engajados passassem a trabalhar pela salvação do pobre pássaro ameaçado de morte. E CALA BOCA GALVÃO logo tornou-se o termo mais citado no Twitter em TODO O MUNDO.

O vídeo acima foi criado pelo usuário Não Salvo, em conjunto com Nandopax e NerdsKamikaze. A farsa ganhou cada vez mais detalhes como a divulgação da música CALA BOCA GALVÃO gravada por Lady Gaga. Fake, que impusionou os fãs da cantora que passaram a desejar a música “exclusiva”.
A Globo num primeiro momento tentou ignorar o fato mais passou a perceber que a situação se complicaria quando o El País e o NY Times o citou o fato em matérias.
Chegou a surgir até uma notícia falsade que por meio de uma liminar a Rede Globo teria tentado tirar o termo do twitter. Para uma empresa que chegou a divulgar uma circular impondo regras para o uso das redes sociais entre seus funcionários, perder o controle de algo assim estava se tornando um problema complicado de se lidar lhê causaria muitos problemas.
Como não poderia combater a brincadeira a Rede Globo resolveu encarrar o fato como uma brincadeira, tentando assim amenizar seus efeitos e assumir uma psotura de indiferença, mostrando-se superior a situação. Atitude ao nosso ver inteligênte. Como mostra o vídeo abaixo.

Conclusão : A campanha CALA BOCA GALVAO é mentira. Trata-se de um boato, feito para criticar o locutor esportivo global Galvão Bueno por pessoas descontentes com suas atitudes e comentários
Aproveitando a carona desse fato o programa Pânico na TV, que conseguiu fazer com que a faixa confeccionada por eles aparecesse na mídia mundial durante um jogo da seleção brasileira, como mostra o vídeo abaixo. Parra descontrair é claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *