Areia em Garrafas, Artesanato Típico do Ceará


O artesanato do Ceará, um dos estados mais ricos e diversificados culturalmente, é bastante variado, tendo uma grande diversificação de técnicas e de materiais utilizados. Entre os tipos de artesanato encontramos: bordados, garrafinhas com desenhos feitos de areia, crochês e rendas.

Uma arte que encanta no Ceará são as miniaturas, feitas dentro de pequenas garrafas, com técnicas que exigem não apenas uma destreza imensa, mas também uma paciência infinda – são as pequenas jangadas ou barquinhos, montados dentro de garrafas ou, então, as paisagens montadas com areias coloridas. Cada trabalho leva, por vezes, dias para serem feitos.

A produção de artesanato com areia colorida em garrafas tem como um de seus principais polos a localidade de Majorlândia, distrito do município de Aracati, no litoral leste cearense. Majorlândia fica próximo a um dos pontos turísticos mais conhecidos do Ceará, a praia de Canoa Quebrada, que recebe grande fluxo de turistas durante todo o ano.
Segundo o artesão Toinho Carneiro, o artesanato com areia colorida foi iniciado na localidade por sua falecida mãe, dona Joana, em meados do século 20. Na época, as mulheres utilizavam o artesanato para a decoração de seus lares. Com o aumento da circulação de pessoas de outros lugares, foi crescendo o interesse pelas peças, até então feitas com motivos geométricos.

A arte com areia na garrafa surgiu no litoral do Ceará, mas ficou popular no exterior antes de ganhar espaço pelo Brasil. Os turistas europeus compravam mais as garrafas com desenhos do que os próprios brasileiros. Hoje, felizmente, o mercado interno passou a valorizar muito o artesanato local. Essa mudança de comportamento aqueceu a economia dos artesãos e muitas famílias vivem da renda das vendas de sua arte em garrafa.


Veja como fazer um desenho de areia em garrafa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *