Aparelhos celulares que podem estouram pipocas

Salve leitores do blog verdade ou mentira, vamos hoje investigar mais uma cascata da internet, dessas que pipocam todo dia no seu facebook. 

Faz algum tempo que programas de televisão mostraram aparelhos celulares estourando pipoca. Verdade ou Mentira, será esse mais um mito da internet.



O filme não é novidade, circula no Youtube desde 2008, e possui 8.373.202 até o momento. Trata-se de uma roda de amigos sentados em torno de uma mesa,  eles colocam milho de pipoca entre os aparelhos celulares ligados e incrivelmente o milho estoura. Veja voce mesmo o vídeo.
Nesse outro vídeo as pessoas não aparecem, são usados vários tipo de celular de marcas e modelos.

Claro que esses vídeos deram margem para muitas teorias sensacionalísta, como a de que o aparelho celular poderá estourar o seu cérebro. Muitas pessoas tentaram reproduzir o experimento como o mostrado no vídeo, porêm sem sucesso!  Programas de TV tentaram reproduzir o feito, também sem sucesso, dando inclussive prêmios para quem soubesse decifrar o segredo ou a técnica utilizada.  O usuário do Youtube rfsrio foi um dos que tentaram, em vão, estourar pipoca com celulares:

Em entrevista à revista eletrônica Wired, Louis Bloomfield, professor de física na Universidade de Virginia (EUA), diz que o aparelho de micro-ondas estoura o milho de pipoca porque esquenta a água contida dentro do grão, com a pressão gerada pelo vapor, o milho acaba virando pipoca. Se o vídeo fosse real, quando alguém fizesse uma ligação por celular, ocorreria o mesmo com a água presente nos dedos e isso ia doer muito, afirma o professor.Ele ainda resalta:“Telefones celulares às vezes aquecem os tecidos, mas estudos provaram que não é algo com que tenhamos que nos preocupar!” e ainda “Fazer o telefone tocar não ajuda porque (nesse momento) estão gerando interferências um com o outro, enquanto recebem um sinal… não estão transmitindo (o sinal)”.No site Praticando Física, o físico Flávio Gonçalves explica a como e porque é impossível se estourar pipoca usando celulares.O mistério do filme que fez sucesso no youtube só foi divulgado duas semanas depois.  A empresa Cardo System acabou admitindo que o vídeo fazia parte de uma campanha de marketing para divulgar seus produtos.  A Cardo Systems fabrica produtos que usam a tecnologia Bluetooth para transmissão de dados. Foi fundada em 2001, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.Em nota, a empresa disse que: “Nada nesses vídeos tiveram a intenção de sugerir que os celulares podem fazer pipoca e a Cardo Systems nega que esses vídeos contêm sugestões ou comentários sobre segurança no uso de celulares”.Dirigido pela LastFools, o vídeo foi feito pela produtora de vídeosTingo Films e toda a estratégia de marketing foi elaborada pela agência francesa DBA. Como o vídeo  foi feito? Há várias maneiras de reproduzir o efeito do estouro da pipoca: manipulação digital, truque de câmeras ou, como mostra o vídeo abaixo, usando algumas peças de um aparelho de micro-ondas:

Atualmente, ainda se discute muito a respeito da segurança no uso de aparelhos celulares. Apesar de vários estudos em andamento, os pesquisadores ainda não chegaram a nenhuma conclusão se há ou não algum efeito dos celulares sobre a saúde humana.Portanto, os vídeos são falsos! Os celulares não conseguem estourar pipocas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *