Agripa

Herique Cornélio Agripa Von Nettesheinm foi um m’sitico e alquimísta alemão. Nascido próximo a Colônia, estudou medicina edireito na Universidade.

Em 1506, aos 20 anos de idade, estabeleceu uma sociedade secreta, em París, dedicada à astrologia, à magia e à cabala  e tornou-se secretário da corte do sacro império romano.

Dava palestras sobre ocultísmo na universidade francesa de Dôle, onde montou um laboratório na esperança de fabricar ouro sintético.

Pelo 10 anos eguintes viajou pela Europa, ganhando a vida como alquimísta e fazendo contato com importântes humanístas da época. Expulso de Colônia pela inquição, Agripa estabeleceu um consultório médico em Genebra e, em 1524, tornou-se médico pessoal da Rainha Màe, na corte de Francisco I, em Lyons.

Quando a Rainha Mãe o abandonou, ele se mudou para a Antuérpia, mais acabou sendo banido por praticar a medicina sem licença. Entào se tornou historiador da corte de Carlos V.

Agripa dicertou sobre muitos tópicos, incluíndo o casamento e a engenharia militar, mais o seu trabalho mais importÂnte sào três volumes chamados de Occulta Philosophiae, em defesa da filosofia oculta, de onde naceram diversas tradiçòes místicas.

Esse livro teve uam profunda influência no desenvolvimento da magia ocidental. Agripa também praticava astrologia, numerologia, advinhação e estudava o poder dos metais e das pedras preciosas. Também praticou necromÂncia, conjurando vários demônios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *