A suposta farsa da vacina contra o câncer

Mais uma da série, mentiras publicadas no facebook.

Infelizmente as pessoas tem a mania de repassar mensagens pelo Facebook, sem o menor senso crítico, no passado da informática essa prática era feita por e-mail, atualmente as redes sociais são a grande fonte de boatos e esquisitices.

Essa mensagem parece estar circulando há algum tempo em forma de e-mail, mais foi reciclada como novidade no Facebook.

Eis o texto que segue :

“… EXCELENTE NOTICIA – VIVA A MEDICINA VENEZUELANA – DEUS ABENÇOA O MÉDICO JACINTO CONVIT

Esta noticia faz tremer as grandes companhias farmacêuticas!

A luz depois do fim túnel!

… Boa notícia para o mundo! A vacina esta disponível para o câncer de mama, cólon e estômago, descoberto pelo Dr. venezuelano Jacinto Convit, está disponível no Hospital Vargas na cidade de Caracas Venezuela.

E a aplicação é gratis informação por telefone +58 0212 8626807.

Esta noticia deve ser repassada. Talvez você não precise, mas outras pessoas sim.
Ajude transmitir esta boa noticia.

THE GOOD NEWS ..! … “

A mensagem também trás a foto de uma moça que supostamente fez um tratamento de quimioterapia, que resolvemos não mostrar aqui, em respeito a pessoa.

Quanto ao doutor Jacinto Convit ? 

É um médico venezuelano, condecorado com o prêmio Nobel, devido ao seu  trabalho referente a cura da lepra. Atualmente com mais de 90 anos de idade, ele ainda chefia o trabalho de pesquisa de vacinas para a cura do câncer, isso é fato.  Quanto a cura ….

Pelo informado o projeto de imunoterapia se encontra em fase experimental e ainda não apresentou resultados conclusivos.  O próprio doutor Jacinto desmentiu que os testes com a vacina estejam disponíveis para seres humanos, como noticiado nesse link.

Eis aqui as palavras do próprio doutor, em uma tradução livre feita por mim.

“Nos últimos meses temos visto com preocupação a crescente difusão de anúncios não oficiais sobre a criação de uma tal vacina, tanto a nossa instituição e em outras instituições públicas e órgãos de saúde privados. Portanto, exorto a comunidade com responsabilidade de cuidados, os organismos de saúde e, acima de tudo os nossos pacientes (a quem devemos todos os nossos esforços) para ignorar tais anúncios, atualmente disseminadas através das redes sociais

Certamente os médicos venezuelanos trabalharão incessantemente na busca da cura para o câncer, porém dizer que essa já foi encontrada é um tanto exagerado.

Quanto ao telefone que indicado  ?

Não conseguimos fazer uma ligação, voltando sempre a mensagem de número inexistente, também só encontramos referências a esse número em sites de boatos.

Quanto ao hospital Vargas ?

Sim ele existe, fica na cidade de Caracas, mais os telefones indicados no catálogo, não batem com o telefone indicado no boato. O nome correto da instituição é Hospital Doutor José María Vargas.

Para completar o tom sensacionalísta que é característico de todo boato, o interlocutor aproveita para alfinetar a indústria farmacêutica, tentado atribuir a ela a culpa pelo atraso da cura do câncer. Não queremos aqui defender a indústria farmacêutica, porém nesse caso o ataque é injusto.

Por fim, o referido artigo não tem nenhuma fonte confiável, e somente é reproduzido em site de boatos sensacionalísta e de origem duvidosa.

Conclusão.

O presente post é uma mentira. E o pior abusa da boa vontade e esperança das pessoas que esperam pela cura desse mal, que é o câncer. É uma notícia maldosa, feita por uma pessoa sem escrúpulos com a única intenção de adquirir visibilidade e lucras com cliques em anúncios pagos.

1 thought on “A suposta farsa da vacina contra o câncer”

  1. Também em 2011,2 aos 98 anos, lidera uma equipe no Instituto de Biomedicina que trabalha na pesquisa de uma vacina contra o cáncer de mama, estômago e cólon do útero. O procedimento baseia-se em experimentações com imunoterapia. Em conjunto com especialistas da Universidade Central da Venezuela ~está a frente deste tratamento experimental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *