A Incrível Escada Milagrosa.

STATUS : MENTIRA
Esse caso nunca foi investigado oficialmente pela igreja católica, mas o caso ganhou grande repercusão religiosa. Todo ano, mais de 200 casais escolhem a igreja em questão e a escada como cenário de casamento. Todas as fotos apresentadas aqui são reais e muitos fatos também !
Essa história circula na internet desde o ano de 1997. E o e-mail sensacionalista vem acompanhado de algumas imagens que mostram uma escada que teria sido construída por intervenção de um santo. Segundo o anexo em froma de apresentação de slides, as freiras da Capela de Loretto, Cidade de Santa Fé, no Novo México, EUA, perceberam que a construção da capela estava chegando ao fim e que, tinham esquecido de construir uma escada que as levariam ao mesanino da igreja.
Quando então, apareceu um carpinteiro do nada e Contruio uma escada.
Esse suposto carpinteiro misterioso criou uma escada que, de acordo não possui apoio para se manter de pé.



Veja o textol original sem edições ou correções gramaticais:
Cidade de Santa Fé, estado do Novo México, Estados Unidos. Lá, um mistério que já dura 130 anos atrai fiéis e turistas. Destino: Capela Loretto.
Cerca de 250 mil visitantes por ano procuram a capela em busca de uma resposta. O que torna a capela diferente de todas as outras é que o personagem do suposto milagre ocorrido nela é uma escada.
“Pode ser que exista algo de milagroso, porque a escada foi construída em pouco tempo, com pouco equipamento”, explica uma visitante.
Quando a capela ficou pronta, no fim do século 19, as freiras sentiram falta de uma escada que as levasse até o pavimento superior. Elas passaram nove dias rezando para São José, que era carpinteiro.
Um desconhecido bateu na porta da capela no último dia. Disse que era carpinteiro e que poderia dar conta da tarefa. Ele construiu, sem ajuda de ninguém, a escada que é considerada um prodígio de carpintaria: ninguém sabe
como ela ficou de pé. A escada não tem um suporte central.
Depois, o carpinteiro – que não usou prego nem cola para construir a escada – sumiu sem deixar vestígios. Nem esperou para receber o pagamento.
Uma lenda nasceu na cidade de Santa Fé, que passou a acreditar que o carpinteiro na verdade era São José, enviado por Jesus para atender as súplicas das feiras.
Desde então, a escada passou a ser chamada de “milagrosa”, e virou ponto de peregrinação e atração turística.
“Há três mistérios aqui. O primeiro mistério é que não se sabe, até hoje, quem é o homem que construiu a escada, a portas fechadas. Segundo mistério: arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não entendem como a escada se equilibra. E o terceiro mistério: de onde veio a madeira? Já fizeram análises e não existe nada parecido em toda a região”, explica o porta-voz da igreja.
Um detalhe só reforçou a crença no suposto milagre: a escada tem 33 degraus, a idade de Cristo. O caso nunca foi investigado pelo Vaticano, mas a lenda ganhou vida. A cada ano, cerca de 200 casais escolhem a capela – e a escada – como cenário de casamento.”
Verdade ou mentira ?
Um milagre é algo atribuído à intervenção divina de uma força superior e inexplicável. No caso da igreja católica, seus representantes enviam amostras ou autorizam cientistas a pesquisarem a analizarem objetos e efeitos supostamente milagrosos. Quandoa Ciência não encontra uma explicação lógica para o fato, começa o procedimento para averiguar e atestar o milagre. Faz-se um estudo de 100 anos neste espaço de tempo substituem-se os pesquisadores, sobre a vida da pessoa que serviu de instrumento para o acontecimento do suposto milagre. Ela deverá possuir em seu histórico de vida a pobreza, a obediência e a santidade de vida e atos, além de pelo menos ter dois milagres atribuídosSomente depois deste estudo minucioso, acontece a canonização da pessoa.
Quanto a escada, ela existe! Fica no Novo México – EUA, na Capela Loretto. Seu caso teve tanta repercusão que fizeram até um filme com ela. The Stairgate ou O Milagre da Fé em português, de 1998, conta a história da Madre Madalyn (Barbara Hershey) e de seu sonho de terminar a construção da Capela antes de sua morte. Eis que chega na cidade um carpinteiro habilidoso que consegue terminar a construção da escada e, assim, a irmã pode descansar em paz.
Mas, a única coisa real no texto é a escada. Apesar de ser uma belíssima construção, não há nada de milagroso nela.
“Pode ser que exista algo de milagroso, porque a escada foi construída em pouco tempo, com pouco equipamento”, explica uma visitante.
Qualquer pessoa dizer o que quiser e acreditar no que quiser.
Depois, o texto afirma que após dias de orações, um carpinteiro bateu à porta se oferecendo ao trabalho. Como ele saberia do problema? Imagina-se que, àquela altura do campeonato, a cidade inteira já estava sabendo que a capela estava sendo construída e que faltava uma escadaria.
Essa parte é apenas suposição! A partir dessa parte surgem os trechos quais se pode notar que tudo não passa de lenda:
“..Ele (o desconhecido) construiu, sem ajuda de ninguém, a escada que é considerada um prodígio de carpintaria: ninguém sabe como ela ficou de pé. A escada não tem um suporte central.”
Nas fotos mostradas na apresentação pode-se ver apenas um lado da escada, onde não aparecem os suportes
Em outras fotos que encontramos na internet, podemos ver que há suportes fixando a escada nas paredes:
A ideia foi,substituir um único apoio central por vários apoios laterais.Quando foi construída sem corrimão, a escada parecia uma mola muito instável quando era usada pelas freiras e teve sua primeira reforma – anos depois – quando o artesão Phillip August Hesch acrescentou os suportes, dando maior segurança à construção.
Segundo o escritor Joe Nickell – na página 52 de seu livro “Real-Life X-Files – Investigating the Paranormal”, para se evitar acidentes, atualmente a escada está fechada ao público. Pode-se apenas tirar fotos dela.
O suporto milagre estaria também no fato do tal carpinteiro anônimo ter construído a escada sem usar pregos ou cola. Nesse caso muitas das obras construídas pelo chineses tambémseriam consideradas milagres, visto que técnicas de encaixe são conhecidas pelo homem há séculos.
Segundo os blogs Sehanopinion e Ghost Stories, a pesquisadora e escritora Tamar Stieber afirmou, em um artigo para a Revista Novo México, em 2000, que o carpinteiro chamava-se Francois-Jean Rochas. Os blogs Stony Creek Digest e o Ceticismo.net nos contam que um historiador chamado Jean Mary Cook confirmou a identidade do carpinteiro em seu livro, depois de analisar o obituário de Rochas. Em seu livro “Loretto: The Sisters and Their Santa Fe Chapel” Cook ainda afirma que as irmãs teriam dado 150 doletas em pagamento ao tal Rochas pelas madeiras.
Por final, o e-mail afirma que não se sabe de onde veio a madeira para a construção dos degraus. Segundo Joe Nickell, exames feitos com amostras da madeira comprovaram que o construtor teria usado um tipo da família Pinaceae e do gênero Picea. sabe-se que são encontradas no Hemisfério Norte.
Conclusão : A escada é uma obra notável, mais não é produto de milagre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *