align="center">Letra e Música

The Smiths Álbum

Veja a resenha do The Smiths, o álbum homônimo de estreia da banda britânica de rock a The Smiths, lançado em 20 de fevereiro de 1984.

Esse primeiro trabalho do grupo alcançou o segundo lugar na parada de sucessos britânica, permanecendo assim por 33 semanas.

O álbum foi muito bem recebido pela crítica, assim e pelo público, coisa rara de acontecer, que consagrou o The Smiths como uma das bandas de destaque no cenário do rock da década de 80, principalmente no Reino Unido.

Gravação

The Smiths - CapaDepois de terem assinado com uma gravadora independente, a Rough Trade, Morrisey e John Marr, começaram os preparativos para gravar seu primeiro álbum em meados de 1983. Devido à sugestão de Geoff Travis da Rough Trade, a banda selecionou Troy Tate (ex-guitarrista do The Teardrop Explodes) como coprodutor para as sessões no estúdio Elephant em Wapping. No mês seguinte o grupo gravou 14 músicas.

Durante a gravação de um programa de rádio na One da BBC para o locutor Dave Jensen em agosto de 1983, os Smiths passaram a conheceram o John Porter. Travis, produtor musical, que tinha restrições sobre a gravação de Troy Tate, deu uma fita cassete das sessões a Porter na esperança de que ele pudesse remixá-las.

Porter disse a Travis que as sessões estavam "fora do tom e sem sincronia". Porter se ofereceu para mesmo regravar o álbum, com mais qualidade. Então os The Smiths começaram a trabalhar com Porter em setembro de 1983. Devido a compromissos com shows, tiveram que fazer as gravações de forma fragmentada. A gravação começou no Matrix Studios, em Londres, com a maior parte dos trabalhos em Manchester.

Lançamento 20 de Fevereiro de 1984
Gravação 1983
Estúdio(s)
Pluto (Manchester), Eden (Londres), Matrix, (Londres), Strawberry (Stockport)
Gênero(s) Pós-punk, rock alternativo, indie rock
Duração 45:36
Gravadora(s) Rough Trade (Reino Unido), Sire
Produção John Porter, The Smiths

A Capa

A capa de The Smiths foi escolhida por Morrissey, para variar, pois o mesmo era responsável pela parte estética e confiava extremamente no seu bom gosto para a arte. Ela traz o jovem ator norte americano Joe Dallesandro, em uma cena do filme Flesh de 1968 de Andy Warhol.

A fotografia de Morrissey na capa do encarte original interior foi tirada em um show em Londres por Romi Mori, que seria posteriormente baixista da banda The Gun Club

Faixas

Lado A
N.º Título Duração
1. "Reel Around the Fountain" 5:58
2. "You've Got Everything Now" 3:59
3. "Miserable Lie" 4:29
4. "Pretty Girls Make Graves" 3:44
5. "The Hand That Rocks the Cradle" 4:38
6. "This Charming Man" 2:52

Lançamento

Antes do lançamento, o single "What Difference Does It Make?" Foi lançado em janeiro de 1984, como era de praxe na época, lançar um silgle demo ou compacto, para ver o impacto que esse teria sobre o público e sobre a audiência das rádios.

A faixa atingiu o número 12 no na parada de sucesso. Lançado em fevereiro de 1984, The Smiths estreou no número dois no UK Álbum Chart, cheio de guitarras inovadoras e letras pitorescas de Morrisey, características que acompanhariam os Smiths em toda a carreira. Estava aberto o caminho para o lançamento do primeiro LP dos Smiths.

As letras das músicas, falavam de rejeição, perda, desilusão, e destoavam da maioria das músicas que estavam nas paradas na primeira metade da década de 80. Houve alguma polêmica com a letra de "Suffer Little Children", que falava sobre uma onda de assassinatos ocorridos em Manchester nos anos 60, que ficaram conhecidos como "The Moors Murders".

O segundo single do grupo, "This Charming Man", que originalmente não fazia parte do vinil inglês, foi posteriormente incluído no disco como a faixa 6 quando este foi lançado em CD.

O crítico de música Garry Mulholland o incluiu em sua lista dos 261 maiores álbuns desde 1976 pela Fear of Music.

O álbum foi colocado como número 51 na lista da Rolling Stone dos 100 melhores álbuns de estreia de todos os tempos. Foi classificado na 73ª posição na lista feita pelo The Guardian dos "100 Melhores Álbuns de Todos os Tempos" em 1997.

Músicos adicionais

Produção


Copyright © 2018-2019 @ Heitich Media Digital