Loto Fácil Exert Profissional

Análise de Música

Reconvexo - Análise de Música.

Canção de autoria de Caetano Veloso, gravada por sua irmã, Maria Bethânia no ano de 1978, no álbum "Maria Bethânia: ao vivo".
Essa canção é uma resposta a gente que fica desmerecendo a cultura brasileira, em detrimento a outras culturas consideradas superiores, principalmente o jornalista Paulo Francis, que viviam se metendo em polêmicas com Caetano Veloso.
Francis correspondente da rede globo em Nova York, fazia pesadas críticas a Caetano, que na época vivia no exílio em Roma e na letra da música é retratado como o careta.
Na canção, Caetano cita vários elementos, que ao seu modo de ver, ajudaram na construção de uma identidade brasileira.
Um texto poético não tem obrigação de ser coerente como um todo, sua função é mais de despertar sentimentos e fazer pensar. Por isso utilizou os elementos que mais lhe pareciam importantes.
Estando no exílio em Roma, queria compor uma música para sua irmã Bethânia gravar e o primeiro verso da composição nasceu de um modo inusitado.
Certa manhã em Roma, e na companhia de dois amigos italianos, ele viu que os carros estavam cobertos por areia e perguntou o motivo, eles responderam ser areia do Deserto do Saara trazida pelos ventos.
Na música ele também cria uma nova palavra, o neologismo Reconvexo, criado por Caetano, com base em convexo, ou seja, aquilo que tem uma cavidade curva, que forma uma saliência arredondada para fora. Juntando-se Recôncavo baiano com convexo, se tem Reconvexo.
Recôncavo baiano é a área litorânea do estado da Bahia, em torno da baía de Todos os Santos.
Para Caetano, o careta não pode ser Recôncavo nem Reconvexo, por isso o descarta.
Outro fator interessante na letra é a junção das palavras Gita e Gogóia. A primeira é título da composição de Raul Seixas em parceria com Paulo Coelho, que dá nome seu álbum de maior sucesso, de 1974, onde ele faz uma referência ao Bhagavad-Gitā, um dos textos sagrados do Hinduísmo, a segunda faz parte de música Fruta Gogóia, gravada por Gal Costa no LP Fatal, de 1971, referência ao folclore baiano. Referências essas também voltadas para a construção da identidade nacional, onde o eu sou, se mostra como a fusão de várias culturas, desde da indígena até a oriental.
A citação a matriarca da Roma Negra, faz referência a Eugênia Anna Santos, que foi uma expressiva Ialorixá do Estado da Bahia, descendente da Nação Grunce, que assim chamava Salvador por ser a metrópole com maior número de negros fora da África.
O texto também faz referências a Henri Salvador, um compositor, guitarrista e cantor originário da França, que morou na cidade do Rio de Janeiro, e é considerado um dos precursores da Bossa Nova; O autor também cita na mesma frase o Olodum, conhecido bloco-afro presente no carnaval baiano que agita o Pelourinho e é ponto de turismo, cultura e lazer em Salvador;
Dona Canô dispensa maiores explicações, pois é a mãe de Caetano e de Bethânia;
Joãozinho Beija-Flor, e o famoso carnavalesco de várias Escolas de Samba do Rio;
Bobô, jogador de futebol, herói do time do Bahia que conquistou o título brasileiro de 1988,
Andy Warhol, famoso pintor e cineasta norte americano, participante do movimento pop-art., e a sua risada refere-se ao deboche irônico da sociedade moderna.
Espero que você tenha gostado da nossa análise de hoje, se inscreva no canal e dê seu joinha, para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.
Veja mais informações sobre música e interpretes em nosso site, o endereço está na descrição do vídeo.
Também gostaríamos de ouvir seu comentário e o que você acha da música, fique à vontade para comentar e deixar sua opinião. Sentirem-nos honrados com a sua participação.
Não deixe também de conferir os links dos nossos anunciantes, Dieta dos 21 Dias, um método seguro de emagrecimento e Loto Fácil Expert Profissional, um método eficiente de obter acertos na loteria
Fiquem com Deus e bye, bye.
Entrevista de Caetano falando sobre a música:

Ouça ou compre boas músicas nos serviçso de abaixo:

Ouça boas músicas na Amazon Compre boas músicas na Apple Music OUça boas músicas no Deezer Ouça boas músicas no Google Play ImmubOuça músicas alternativas no Palco MP3 Ouça artístas alternativos no SounCloud Ouça Boas Músicas no Spotfy Ouça Rádios no Tunein Ouça Tudo no Youtube


Copyright © 2018-2019 @ Heitich Media Digital