Loto Fácil Exert Profissional

AS MÚSICAS QUE FIZ PRA NOZES

Onde Nasceu Ana de Jesus

O Nascimento e as Origens de Anita Garibaldi

Esse é o trabalho da primeira fase do estágio de docência do meu curso de licenciatura em história, sobre o local de nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anitta Garibaldi, e o porque de não existir um consenso sobre as suas origens. Trazendo o registro dos relatos documentais daqueles que se dedicaram a rebuscar no passado a origem do nascimento de Anitta, provando que a preocupação e a polêmica com o assunto remonta logo a morte da famosa heroína.

1 INTRODUÇÃO

Trata o presente trabalho sobre as origens de Ana de Jesus Ribeiro ou Anita Garibaldi, pessoa que viveu no Brasil, Uruguai, Áustria, Suíça e Itália, marcando sempre os lugares que passou com sua presença impetuosa e explosiva, principalmente no Brasil e Itália, onde recebeu o título comum de heroína dos dois mundos.

2 OS REGISTROS DOCUMENTAIS

Com relação ao seu nascimento sempre surge a polêmica, onde nasceu Anita ? Lages, Tubarão ou Laguna ? Apesar de existir uma certidão de nascimento homologada por ordem judicial, com base em relatos históricos, fica sempre um resto de dúvida sobre sua origem.

Várias referencias, principalmente do passado distante, logo admitiram a tese de que Anita Garibaldi nasceu na localidade de Morrinhos, na cidade de Tubarão, as quais podemos enumerar a seguir.

Na data de 4 de agosto de 1949, durante a comemoração do suposto primeiro centenário da morte de Anita Garibaldi, o deputado Octacílio Costa, proferiu a seguinte sentença em seu discurso de homenagem :
“ Na localidade de Morrinhos, outrora município de Tubarão, em 30 de agosto de 1821, nasceu Anita, “

Também cita Costa a origem dos familiares de Anita como Lages, cidade natal deste deputado.

Na mesma solenidade o Senador Ivo d’Aquino proferiu o seguinte comentário :

“Ana de Jesus Ribeiro, que mais tarde iluminaria na memória de duas Nações com o nome de Anita Garibaldi, nasceu por volta de 1820, no obscuro povoado de Morrinhos, pertencente então ao município de Laguna, “

O que se chama Morrinhos na época, era uma localidade pertencente ao distrito de Poço Grande, quinto distrito do município de Laguna, que em 27 de maio de 1870 foi elevado a município, passando a chamar-se de Tubarão, como cita Vitoretti.
“Somente em 27 de maio de 1870 é que a então Freguesia de Tubarão desmembrou-se do Município de Laguna, passando a ser considerado como Município de Tubarão. “ (Vitoretti, p 60)

Com o aprimoramento da pesquisa histórica sobre o tema, foram surgindo outras hipóteses sobre o local de nascimento de Ana Maria, sendo que as principais teorias ficam entre a localidade de Morrinhos em Tubarão, e a localidade de Morrinhos, em Laguna.

O historiador Wolfgang Ludwig Rau, pessoa obcecada pela vida da guerrilheira, cita as divergências em sua obra, Anita Garibaldi – O perfil de uma heroína brasileira, “A respeito do exto lugar do nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro ... há entre os historiadores variadas divergências, “

Porém o mesmo historiador admite que a predominância das fontes apontam para o município de Tubarão.

“Voz predominante é, sem dúvida, a que indica a pequena localidade de Morrinhos, a sudeste da hoje crescida cidade de Tubarão, à margem do Rio Seco.

A inexistência de um Registro Oficial

Na falta de uma estrutura pública razoável, na região e peculiar de sua época, se recorre ao registro de batismo como substituição ao registro cível de nascimento, sendo que naquele momento a estrutura organizacional da igreja ultrapassava a do estado brasileiro em muitos casos.

Estranhamente falta na paróquia de Laguna o livro de Registro correspondente ao período em que acredita-se que nasceu Anita Garibaldi, como cita Rua em sua obra.

"Trabalhosamente estabelecida por nós a sequência cronológica de Livros de Registros referente a Laguna e a Lages, certificamo-nos simultânea e finalmente uma verdade: somente falta o livro de Laguna que abrange o período de 1820 a 1824, incluindo justamente a época do nascimento de Anita e possivelmente mais algum ou alguns irmãos.... O registro de batismo de Anita, porém, que a há anos procuramos exaustivamente, esse também em Lages não o encontramos. " (Rau, p 60)

Anita se declarava Lagunense

Em seu registro de núpcias de Anita e Giuseppe, contraídas em Montevidéu no Uruguai, a tem como lagunense, o que leva a crer que a mesma se declarava nascida na região de Laguna, como cita Rua em sua obra, Onde Nasceu a Lagunense Anita Garibaldi.

“Meu arquivo oferece a prova documental para o segundo e forte argumento, a favor de Anita Garibaldi lagunense : são as "ATAS ANTE-NUPCIAIS" de Garibaldi em Montevidéu” (Rau, p 59)

Também do nascimento do primeiro filho do casal, Domingos Garibaldi, no Uruguai, nos registros de nascimento é declarada a naturalidade lagunense. É o que cita Rau, p 65.

Uma dúvida quanto a origem litorânea de Anita, surge no relato do historiador militar, Henrique Boiteux, onde cita que “após chegar de Lages a Tubarão, falece o lageano Bentão, deixando viúva Dona Maria Antônia de Jesus com duas mocinhas para criar e casar, Manuela e Ana Maria, conhecida na intimidade como Aninha do Bentão”. Não ficando claro que o mesmo chegou em Tubarão com as filhas já nascidas, ou se elas nasceram em Lages.

Existe documentado o testemunho de uma pessoal que disse conhecer Anitta Garibaldi, chamada Licota, uma senhora de 120 anos de idade, residente na localidade de Morrinhos, em Tubarão. A mesma foi entrevistada pelo historiador José Luís Martins Collaço no ano de 1911, um pouco antes da morte da mesma.

O artigo em referencia foi publicado no jornal Folha do Comércio, do Rio de Janeiro, em agosto de 1911 e transcrito na Poliantéa comemorativa do centenário de Tubarão, em 7 de maio de 1936. (Zumblick, 31)

Ora, o testemunho de Licota prova que Anitta viveu em Morrinhos, mais não que nasceu por lá. Pois não existe referencia do nascimento e sim relatos de como vivia e se comportava aquela pessoa.

REFERÊNCIAS

Rau, Wolfgang Ludwig., Anita Garibaldi, O Perfil de Uma Heroína Brasileira, Editora Lunardeli, 1975
Rau, Wolfgang Ludwig., Onde Nasceu a Lagunense Anita Garibaldi, Editora Ederme, 1983
Costa, Otacílio. Discurso proferido na Câmara dos Deputados, na seção de 4 de agosto de 1949.
Vitoretti, Amadio., Histórias de Tubarão, das Origens ao Século XX. Ed. Prefeitura de Tubarão, 1992.
Zumblick, Walter., Aninha do Bentão, Universidade do Estado de Santa Catarina, 1999

Copyright © 2018-2019 @ Heitich Media Digital