Como Tirar Boas Fotos Com o Celular

Curso Master de Fotografia “Cara Da Foto”

Quem hoje em dia já não se deparou com uma cena em que queria muito registrar como fotografia e só tinha no bolso um celular?

Viagens, festas, momentos inesquecíveis que não voltam mais, pois saiba que muitas vezes um celular é mais que suficiente para registrar esses momentos.

Com a ajuda dos melhores profissionais, conseguimos selecionar as melhores dicas para que possamos tirar as melhores fotos.

Veja a seguir 10 dicas para tirar boas fotos com seu aparelhinhos, postar nas redes sociais e impressionar seus amigos.

1 – Limpe a lente, sempre limpe a lente.

Parece óbvio, mais mesmo assim é muito importante. Diferente das câmeras fotográficas que são protegidas, as lentes dos celulares, ficam no bolso ou em bolsas, e estão em contato com todo tipo de sujeira.

Esse é um dos principais motivos porque fotos de celular ficam borradas.

2 – Use a câmera traseira.

As câmeras traseiras são mais potentes que as câmeras frontais dos celulares, as frontais geralmente sevem para videoconferência, funcionando como webcam.

As traseiras, tem melhor lente, mais resolução em megapixels, são raros os celulares em que a câmera frontal é boa.

3 – Ajuste o foco

Grande parte dos celulares fazem o foco automático, mais alguns modelos mais sofisticados, permitem ajustar algumas configurações como se focar em um objeto e borrar o fundo, e o contrário.

Alguns modelos permitem alterações do foco manual (você define onde quer focar, ao invés de ser automático), e foco semiautomático avançado.

4 – Firmeza ao segurar o aparelho

É muito importante não tremer durante o momento, você deve encontrar uma posição mais estável para segurar o celular. Isso varia de pessoa para pessoas, algumas preferem aproximar o braço do corpo, outras preferem afastar.

Utilizar as duas mãos também ajuda muito, apertar o botão com uma mão e segurar o celular com outra é uma boa opção. Ainda mais em um mercado consumidor que exige telefones cada vez maiores, isso torna o ato de segurar cada vez mais difícil.

Infelizmente são poucos os celulares que vêm com o recurso de estabilização de imagem, pois é um recurso ainda caro e não está acessível a maioria dos aparelhos de baixo custo.

5 – A Regra Três

Essa é uma dica profissional, que diz respeito ao enquadramento da foto. Todo grande fotógrafo se preocupa com o enquadramento.

Existem várias técnicas de enquadramento e a mais famosa é a regra três.

Essa regra diz que os olhos são atraídos naturalmente por imagens divididas em 3 partes, com o objeto principal um pouco fora do centro.

Outra forma é deixar o objeto de interesse ficar entre as três intercessões.

Uma forma de aplicar isso é imaginar duas linhas horizontais e duas linhas verticais cortando a tela em tamanhos iguais.

Posicionando o objeto que você quer focar no encontro de duas dessas linhas.

Alguns aparelhos celulares vêm com a opção de mostrar essas linhas.

Alguns celulares mostram todo o visor, o que está na tela é exatamente o que estará na imagem. Outros, só mostram o que está no meio da cena e capturam mais do que o visor mostra. Opte por colocar mais espaço vazio na foto, pois você sempre pode cortá-la mais tarde.

6 – Luz Ambiente

É importante estar atento para as fontes de luz do ambiente e para a necessidade do uso do flash.

Você deve observar onde está formando sombra, assim você saberá qual a fonte de luz. Se estiver para esquerda, a fonte está na direita. Caso não tenha praticamente sombra, é porque a luz está vindo de cima do objeto.

Evite que a luz fique atrás do objeto focado, geralmente quando a luz está atrás vários detalhes se perdem do objeto.

Posicione o objeto de frente para a fonte de luz, e tire uma foto na frente ou ao lado dele.

Se não puder evitar a luz ambiente vindo de trás do objeto, use o flash.
Infelizmente quanto menos luz, mais granulada sairá a imagem, por isso é importante escolher os locais mais iluminados possíveis.

Em fotos noturnas é importante ajusta as configurações de ISO, nos celulares que o possuem, os ajustes IS O, definem a sensibilidade da câmera em relação a luz.

Fique longe dos reflexos brilhantes e de outros clarões. Eles forçarão a câmera a sobrepor o resto da foto ou farão com que ela apague os pontos mais luminosos da imagem.

O olho humano ajusta a iluminação de modo que o branco pareça branco em qualquer tipo de luz. Uma câmera, porém, vê que um objeto é mais vermelho do que o normal sob luz caseira incandescente. As câmeras de celular com balanço de branco darão a você a possibilidade de ajustar esse efeito.

Evite a luz fluorescente, pois ela pode jogar uma cor esverdeada sobre os objetos.

7 – Escolha o Momento Certo e Trabalhe a Cena.

É importante desenvolver a sensibilidade para escolher o momento ideal para tirar a foto, a melhor luz, o melhor ângulo, ou a situação mais inusitada que dará um diferencial em suas fotos.

Para isso é preciso praticar e praticar muito. No passado quando as fotos eram tiradas em rolos de filme, isso era dispendioso. Hoje tudo que um fotografo preciso á muita memória em sua câmera.

Dispare o obturador várias vezes de vários ângulos e posições, isso lhe dará possibilidades de posteriormente escolher as melhores fotos.

Não esqueça, que em fotos de paisagens você deve deitar o celular para aproveitar melhor a cena. Outra dica é posicionar o celular na altura dos olhos do fotografo, geralmente esse é o melhor ângulo.

Outra dica é utilizar sempre o fundo mais simples, concentrando a atenção no objeto e não nos detalhes da cena.

8 – Não Utilize o Zoom digital

Não se deve utilizar o zoom digital do celular. O zoom digital apenas aumenta o tamanho da imagem, não alterando a resolução. Quanto mais o imagem, mais granulada será a foto.
Uma dica para resolver o problema do zoom é aproximar-se o máximo possível da cena, principalmente quando essa tiver muitos detalhes.

9 – Não utilize aplicativos com filtro.

Tire suas fotos ao natural, aplicativos que alteram as imagens durante a foto não são aconselháveis, o melhor é ficar com imagem original e edita-la depois de acordo com a sua necessidade. Desative todos ao efeitos, tons de sépia, cores invertidas e outros. É importante desativar as bordas na hora de tirar a foto, uma borda pode arruinar a sua imagem.

10 – Conheça o Seu Equipamento

Perder algum tempo aprendendo como o seu equipamento funciona é essencial assim você saberá utilizar os melhores recursos na hora correta.

Muitas vezes existem na internet grupos de usuários que utilizam o mesmo aparelho, compartilhando experiências e dicas importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *